sábado, 18 de maio de 2019

Papas de Aveia com Cacau Cru em Pó


Uma alimentação o mais saudável e variada possível tem sido o meu lema de vida.
Recentemente descobri o cacau cru biológico que tem dado cor e vida às minhas papas de aveia.
Para mim, durante a semana, o pequeno-almoço tem que ser algo fácil e rápido de preparar, mas que preferencialmente seja rico e equilibrado do ponto de vista nutricional para enfrentar os desafios do dia que começa. 
Escolhi as papas de aveia como opção e, estas vieram para ficar. 
Preparadas no fogão ou no microondas, facilmente se preparam e como tudo, é uma questão de hábito. Em menos de dez minutos o pequeno-almoço está na mesa. Se tiver pressa preparo de véspera e no dia é só aquecer, ou então se não tiver muita paciência para estar de volta do fogão a mexer com a colher de pau, recorro ao microondas, que ficam igualmente saborosas.
Ultimamente tenho adicionado o cacau cru e confesso que fiquei viciada. Além do toque do sabor a chocolate, contribuo para assim para o bom  funcionamento do organismo, dado o seu elevado teor de magnésio, ferro, potássio, cobre e proteínas.
Como o meu dia não pode começar sem um bom pequeno-almoço, esta é  uma das opções escolhidas Fica a sugestão! Bom apetite!

Ingredientes:
(1 pessoa)

35g de aveia ( uso flocos de aveia integral, flocos finos. Se tiver grossos, trituro-os um pouco para os desfazer, para ficarem mais finos)
180 ml de água (como regra, meço uma medida de flocos e 3 vezes a de água)
50 ml de leite ou bebida vegetal, ou q.b. (depende do gosto, eu uso o leite para dar o equilíbrio final à textura desejada)
1 pitada de sal
1 c. chá de cacau cru em pó bem cheia
canela em pó q.b.
Framboesas (opcional)

Preparação:
1. Num tacho deitar uma medida de aveia (1/3 chávena  equivale a 35g ou 4 c. sopa de aveia), e 3 vezes a medida que usei para a aveia, cheia de água. Esta regra aplica-se a qualquer medida, ou seja, a proporção que encontrei para preparar umas boas papas é de 1 medida de aveia para 3 de água. 
Eu prefiro cozer em água e depois junto o leite ou a bebida vegetal a gosto, pois ao cozinharem vão espessando adicionando assim o leite até obter a textura desejada, mais ou menos cremosa.
2. Mexer e levar ao lume até começar a borbulhar. Deitar uma pitada de sal e mexer.
e pouca). Ir mexendo sempre até engrossar, juntar o cacau cru e o leite, deixando cozinhar mais uns minutos até à consistência desejada.  
3. Deitar na taça, polvilhar com canela em pó e decorar com as framboesas.




Bom Apetite!

3 comentários:

  1. Amazing post with lots of informative and useful and amazing content. Well written and done!! Thanks for sharing keep posting.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar