O pão tem sido um dos alimentos mais reciclados, ultimamente, cá por casa, pois com o calor facilmente endurece. Ora em pão ralado, ora queques, ora bolos, desta vez saíu uma Açorda de Delícias do Mar.
Para falar muito francamente, açorda não é muito da minha preferência, a não ser açordinha dos bebés ( simplesmente pão, água, azeite, alho e ovo). Mas como com a idade os gostos vão mudando, tenho me tornado uma apreciadora de tal prato, tão português, melhor dizendo tão alentejano. O sabor inconfundível dos coentros aliado ao alho e azeite, transportam-me de imediato às planícies alentejanas e à sua gastronomia onde as ervas aromáticas são rainhas.
Pois então, numa das variadas buscas por receitas a testar na Bimby, algures na net encontrei esta receita que me despertou a curiosidade em experimentar. A que apresento foi adaptada, dado que eliminei o caldo de marisco, pois não tenho hábito de utilizar, e como tal não tinha em casa.
Apesar do aspecto não ser muito apelativo, como atestam as fotos, o sabor estava óptimo, bem aromatizado pelos coentros, que são sem dúvida um tempero imprescindível neste tipo de açordas.
Apesar do aspecto não ser muito apelativo, como atestam as fotos, o sabor estava óptimo, bem aromatizado pelos coentros, que são sem dúvida um tempero imprescindível neste tipo de açordas.
Ingredientes:
500g de Pão200g de Água
400g de Delícias
100g de Azeite
8 Dentes de Alho
Sal e Pimenta
1 Molho de Coentros
2 Ovos
Preparação:
Amolecer o pão em água.Colocar o azeite no copo, os alhos e os coentros e picar 20seg /Vel 9.
Programar 5 Min / 100º/ Vel 1.
Colocar a borboleta na lâmina e deitar o pão escorrido e os 200g de água.
Temperar a gosto e marcar mais 5 Min / 100º / Vel colher inversa.
Juntar as delícias do mar e marcar 5 Min / 100º / Vel colher inversa.
Retirar a borboleta e juntar os ovos, marcar 2 Min/ 100º/ Vel colher inversa.
Imprimir Receita
Eu gosto bastante de açordas, e ao contrário de ti as que menos me agradam são as de bébé!!!!
ResponderEliminarComi tanta em pequena que não consigo mais! Nunca fiz para os meus filhos.
Mas as açordas mais compostas, com tempero, tomate, cebola, alho e mais ingredientes, dependente da variante, essas sim adoro!
Eu gosto muito de açorda, e essa deve ser bem deliciosa.
ResponderEliminarbj
Luísa,
ResponderEliminarque engraçado como são as experiências em criança que nos marcam ehehehe! Pois eu tive trauma foi no que toca às outras açordas. A minha mãe adora açorda de tomate e no verão, era frequente em minha casa. Eu detestava, mas tinha que comer. Daí a minha aversão ;)
Beijinhos e bom fds :D
Eu aprecio imenso açordas. E fiquei rendida aos ingredientes desta!
ResponderEliminarBeijinho e bom fim-de-semana!
Já provei de camarão e é uma maravilha... de delícias ainda não e para ser franca, desconhecia! Mas a tua tem muito bom aspecto! Parabéns:)
ResponderEliminarEstou a fazer um sorteio no meu blog participa.
ResponderEliminarbj