sábado, 20 de janeiro de 2018

Bolo de Chocolate Toblerone



"Nada se estraga, tudo se transforma". Esta é uma das frases que uso muito e com razão, pois não gosto de estragar ou desperdiçar nada, mesmo nada.
Há pouco tempo ofereceram-me um chocolate Toblerone gigante, eu até gosto do chocolate, mas era tão grande que pensei numa solução mais agradável de o comer partilhando com amigos tão generosa oferta.
Um lanche de Natal "atrasado" seria o mote para levar a surpresa que eu criei. E, assim, numa manhã fria de Janeiro, fui para a cozinha e em modo "alquimista", fui criando a minha receita.
Reduzi a pó o chocolate, juntei cerca de metade do peso do chocolate em farinha, equilibrei o doce com uma quantidade mínima de açúcar de côco e para dar volume, nada como juntar 5 ovos. Por fim, tinha que ter alguma gordura, ao qual juntei apenas 160g de manteiga sem sal.
Como a Bimby tem sido uma excelente ajudante nas minhas criações, esta foi mais uma. Às vezes, penso que deveria guardar estas ideias só para mim e, sei que ao publicar aqui ficam à mercê de gente com poucos escrúpulos, que se apropria do que outros fazem, tendo eles o proveito ( já aconteceu com a minha receita de queques de Bolo Rei) que depois de eu ter publicado, apareceu num livro editado pela Bimby anos mais tarde.... faz parte! No entanto, continuo a partilhar o que faço, pois faço-o desinteressadamente, de consciência tranquila, entendendo que há pessoas como eu que gostam de aprender e que partilham também os seus conhecimentos.
Seguindo a máxima de que o que é bom, é para divulgar, sendo este bolo delicioso e como cumpro a palavra aos meus seguidores, aqui fica a minha receita! Espero que gostem e partilhem comigo o vosso resultado.

Acabado de sair do forno, a arrefecer antes de desenformar

Ingredientes:
200g de chocolate Toblerone
110g de farinha para bolos
75g de açúcar de coco ( usei porque tinha em casa, mas pode usar açúcar amarelo)
5 ovos
160g manteiga sem sal
2 c.chá (rasas) de fermento para bolos.
1 pitada de sal

Preparação:
1.Pré-aquecer o forno a 170ºC. Forrar com papel vegetal uma forma de aro amovível.
2.Triturar o chocolate Toblerone, de forma a ficar em pó. Dar uns toques de turbo e depois marcar 5 seg/Vel.9. de modo a ficar pó meio granulado.
3.Retirar para uma taça e juntar a farinha e o fermento em pó. Reservar o preparado seco.
4.No copo da Bimby deitar o açúcar, os ovos e a manteiga. Bater 6 min/ 37ºC/Vel.4.
5.Juntar o preparado seco e envovler 7  seg/Vel.4
6.Levar ao forno cerca de 30 a 35 minutos a 170ºC ( o tempo varia de forno para forno, portanto nada como fazer o teste do palito, que é sempre eficaz). No centro espetar o palito, se vier limpo está bom.
Este bolo ficou fofo. Fiz numa forma de aro amovível, com 24 cm de diâmetro.





Bom Apetite!

@Receita criada, escrita e fotografada por @Romã, se gostar e copiar ao menos divulgue a fonte! 
Muito Obrigada :) 

2 comentários: