sábado, 30 de setembro de 2017

Iscas de Vitela com Tomilho



Ao escrever iscas, sei que muita gente nem vai abrir esta publicação, no entanto fica o registo para quem gostar, e arriscar provar com um "twist" como o do tão aromático e intenso tomilho.

Das miudezas só o fígado sai na minha cozinha, e só à moda da minha avó. De tempos a tempos, e sempre que há fígado fresco no talho não resisto, foi o caso, para variar um pouco a ementa e desta vez para dar uso ao tomilho fresco.

Pois, nada melhor do que como pegar numa receita de sempre e mudar um ingrediente para a renovar. Na verdade, não há nada de novo, pois já partilhei aqui a receita que faço sempre (não mudo nunca, pois só consigo comer as iscas de fígado assim), mas desta vez o tomilho fresco fez-me dar um "twist" à receita habitual e não é que ficaram mesmo divinais!!! Em memória de minha avó que se fosse viva faria este mês, dia 27, 106 anos.


Ingredientes:
4 a  Iscas de fígado bem finas
4 dentes de alho
1 c. chá de pimentão doce (colorau)
sal, pimenta, noz-moscada
1 folha de louro
4 raminhos de tomilho fresco
1 fio de azeite
1,5 a 2 dl de vinho tinto

Preparação.
1. Preparar a marinada ( de preferência de véspera, ou então com 2 horas de antecedência):
Numa taça colocar as iscas de fígado, deitar os alhos cortados às rodelas, temperar de sal, pimenta e noz-moscada, deitar o pimentão-doce, juntar o louro e o tomilho fresco. Por fim regar com o fio de azeite e o vinho tinto. Tapar e levar ao frigorífico.

2. No momento de as fazer, levar ao lume uma frigideira com azeite e um pouco de banha ( é facultativo usar a banha, mas dá um gosto especial e dias não são dias). Quando quente ir deitando as iscas de forma a fritarem. Quando ganharem cor, retirar para um prato e reservar.

3. Na mesma frigideira, deitar a marinada e deixar ferver. Quando começar a reduzir, juntar as iscas e deixar uns minutos a apurar o molho.

4. Gosto de servir com batata cozida ou arroz branco, mas quanto a isso fica ao gosto de cada um.


Bom Apetite!

6 comentários:

  1. Eu gosto de iscas mas têm de ser bem feitas! E gosto de fígado em mais algumas receitas! Não tive problema em abrir este teu post, só fico com pena é de não poder provar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me de dizer que gosto de miudezas em geral, tal como o fígado, desde que devidamente e bem cozinhadas! Ontem foi o meu aniversário e a minha mãe costuma preparar alguns dos meus pratos favoritos e um dos pratos que compôs os jantar foi língua de vaca estufada (adoro) e debulho que é um prato que se faz na minha ilha e leva fígado e coração! Também adoro fígados de peixe fritos, são um pitéu! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Lingua só comi feita por uma senhora ( para mim uma "avó" emprestada, ela sabendo que eu não gostava não dizia que era lingua, parecia carne assada, comi e gostei, mas nunca mais consegui comer feito por mais ninguém.
      Mais uma vez obrigada pela visita e comentário
      Romã :*

      Eliminar
  3. Eu abri porque de vez em quando também faço e na próxima irei experimentar a sua receita. Bj. Maria Fernanda Pinto

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria Fernanda,
    experimente que ficam deliciosas.
    Obrigada pela visita e comentário,
    Romã:*

    ResponderEliminar