sábado, 22 de julho de 2017

"Reciclar é Poupar "- Massa Cotovelos com Bacon, Queijo Feta e Azeitonas



Nada me deixa mais feliz do que cozinhar na base do improviso, por intuição e cujo resultado me agrada, bem como, a quem prova. Foi o caso desta massa, que nasceu numa manhã, daquelas chuvosas e frias que têm vestido alguns dias deste Verão. 
Tenho hábito de levar almoço para o escritório, onde tenho a sorte de ter uma mini-copa com microondas, que permite ter sempre uma refeição quente, mas nesse dia nada tinha sobrado do jantar e, como o cansaço era tanto tinha optado por levar apenas sopa e fruta. 
O cenário mudou pela manhã, assim que fui ao frigorífico para preparar o pequeno-almoço; deparei-me, com um pedaço de feta e de bacon, um frasco aberto de azeitonas sem caroço, ou seja alguns ingredientes que tinham sobrado de um bolo salgado feito no fim-de-semana, e que pediam ser utilizados urgentemente. Como não gosto de estragar, ocorreu-me fazer uma massa rápida, e assim nasceu o meu almoço e uma receita saborosa, daquelas que devem ficar registadas para voltar a repetir. E, como eu gosto de partilhar as boas sugestões, não podia deixar de registar esta combinação que me deliciou, a mim e a quem provou.
Desta vez, uma única foto fica para a posteridade, a que tirei com o telemóvel, ao almoço. Espero que gostem tanto como eu, portanto quando tiverem sobras arrisquem e experimentem, pois o resultado é sempre surpreendente e ainda mais satisfatório se torna, quando do pouco se faz muito!
Nada se estraga, tudo se transforma... em receitas bem saborosas!

Ingredientes:
Para 2 pessoas
Massa cotovelos ( quantidade para 2 pessoas)
80g Queijo feta ( quantidade que tinha que gastar)
80g Bacon ( quantidade que tinha que gastar)
4 c. sopa de azeitonas às rodelas
1 cebola pequena
azeite qb.
1 mini-pimento
pinhões q.b.
passas de uva q.b.
Sal, pimenta e Oregãos
Vinagre Balsâmico

Preparação:
1) Cozer a massa al dente, de acordo com as instruções da embalagem. Quando pronta, desligar e reservar.
2) Na wok, deitar o azeite e a cebola picada. Deixar amolecer a cebola.
3) Entretanto, quando a cebola já estiver translúcida, deitar o bacon cortado aos cubinhos e o pimento em tiras fininhas. Pulverizar com o vinagre balsâmico.Mexer e deixar saltear uns minutos.
4) Apagar o lume e juntar ao preparado a massa cotovelos, o queijo feta cortado em cubinhos, as azeitonas, os pinhões e as passas. Envolver, retificar os temperos e polvilhar com os oregãos

Bom Apetite!

1 comentário:

  1. Eu também funciono muito assim, na base do improviso e aproveitando tudo o que há em casa. :) Até mesmo se for seguir uma receita, a tendência é para não a seguir à risca! :)
    Ah. e gosto muito de massas. Sou até capaz de me inspirar nesta sua receita, para um dia qualquer em que tenha alguns ingredientes à mão... ;)


    https://magarosa3.blogspot.pt/

    ResponderEliminar