terça-feira, 30 de maio de 2017

"Nem Carne, Nem Peixe" - Bolonhesa de Cogumelos


Todas as semanas faço uma refeição, sem proteína animal. Sou uma eterna adepta do equilíbrio, da alimentação variada e saudável.
Uma embalagem de cogumelos castanhos, dos frescos, por gastar fizeram-me pensar numa bolonhesa diferente. Ao molho de tomate, enriquecido com pimento vermelho e cenoura, juntei cerca de 180g de cogumelos picados. Bem condimentado com as ervas de provence, resulta assim num molho saboroso que permite acompanhar qualquer massa, de preferência as que são caneladas para que o molho agarre bem. Em minha casa, as opiniões divergem, para o meu marido a bolonhesa é para ser servida com esparguete, eu só mais fã de cotovelos, espirais ou macarronete, pois adoro o molho que fica retido nas massinhas. Mas opiniões à parte, esta bolonhesa é sempre uma boa alternativa às refeições que se querem livres de carne e peixe, e já agora para quem não gosta de cogumelos, estes ficam bem disfarçados, que ninguém dá conta que eles estão lá :)
Uma sugestão para quem tem crianças, digam que é bolonhesa, e verão que comerão tudo sem reclamar. Shiu...não contem a ninguém este segredo!


Ingredientes:
180g de cogumelos frescos ( usei dos castanhos)
1 cebola média
2 dentes de alho
1/4 de pimento vermelho
4 tomates médios maduros ou uma lata de tomate pelado
1 cenoura
50 ml de vinho branco
1 c. sopa tomate concentrado ou polpa de tomate
sal, pimenta, noz-moscada q.b
3 c. sopa de azeite q.b
ervas de Provence q.b.
1 folha de louro

Modo Bimby
( Esta que apresento na foto foi feita na Bimby, conforme indico abaixo)

1. No copo da Bimby deitar os cogumelos e picá-los 5 Seg/Vel.5. Retirar e reservar.
2. Sem lavar o copo, juntar a cebola, os dentes de alho e a cenoura partidos grosseiramente, deitar o azeite e picar 7 Seg/Vel.5
3. Com a espátula baixar os resíduos do copo e levar a cozinhar, cerca de 7 Min/ 100ºC/Vel. 1
4. Findo esse tempo, deitar o tomate e triturar, cerca 5 Seg/Vel.5. Juntar o vinho branco, com a polpa de tomate, temperar de sal, pimenta, noz-moscada as ervas de Provence e marcar 10 Min/ 100ºC/Vel.2.
5. Juntar os cogumelos picados e a folha de louro e deixar cozinhar 7 Min/100ºC/ Vel. Colher Inversa


Modo Tradicional
1. Picar os cogumelos, num processador de alimentos ou picadora. Ficam tipo uma pasta. Reservar.
2. Num tacho deitar o azeite,a cebola e o alho picado e levar a refogar. Juntar o pimento e a cenoura aos quadradinhos e mexer, deixando cozinhar uns minutos, e quando a cebola ficar translúcida juntar o tomate em pedaços, a polpa de tomate, o vinho branco e a folha de louro. Deixar cozinhar em lume brando cerca de 15 a 20 minutos,  até ficar a consistência do molho de tomate.
4. Juntar os cogumelos, temperar com sal, pimenta, ervas de Provence, noz-moscada e deixar apurar o molho, cozinhando mais uns minutos até ficar apurado a gosto. 
Uma excelente sugestão para levar na marmita, para quem como eu leva almoço!




Bom Apetite!

2 comentários:

  1. nunca comi mas adorei a ideia tenho que experimentar sem duvida.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto de cogumelos mas a minha gente não aprecia minimamente! Vou experimentar esta receita sem revelar do que é a ver a reação! beijinhos

    ResponderEliminar