terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Papas de Aveia ou Porridge à maneira escocesa


Fevereiro termina hoje e para não o deixar em branco por aqui, partilho o que mais saiu para o meu pequeno almoço, durante este mês.
Não foi fácil, a minha vida nos últimos 27 dias resumiu-se ao trabalho e acompanhar a minha mãe, que foi operada no inicio do mês, tendo estado internada duas semanas e, que em fase de recuperação tem deslocações diárias ao Centro de Saúde para fazer o penso até ficar boa, As rotinas foram basicamente: Casa, Escritório, Hospital, Casa. 
Em suma, como foi tudo inesperado, não  consegui planear atempadamente a minha vida tendo sido um mês ao sabor do tempo e da disposição. As refeições foram simples sem nada de novo e, uma vez mais confesso que a minha disponibilidade mental afastou-me completamente do que quer que fosse.
Fiz mais asneiras do que o costume mas, para compensar o mal feito durante o dia, nada como umas saudáveis papas de aveia para a primeira refeição da manhã, após a água morna com limão bebida em jejum, ou o meu elixir de inverno (pólen, mel e limão) para afastar as gripes e constipações e fortalecer as defesas.
Ora bem, habitualmente faço papas de aveia e poderão pensar que é uma publicação banal, mas não é. Apenas quero partilhar umas dicas, que vi há tempos num dos programas de culinária do "24 Kitchen", dadas por um especialista escocês em  porridge, ou seja o nome inglês para papas de aveia e que coloquei em prática com sucesso. Posso mesmo dizer que de facto foram as melhores que já experimentei e, que me rendi a fazê-las sempre desta maneira.

Eis as dicas fundamentais para obter um delicioso porridge:
  1.  Proporção de água para os flocos ( uma medida de flocos de aveia para 3 de água). Deitar num tacho pequeno e levar ao lume a cozer.
  2. O tempero de sal ( para realçar o sabor da aveia) deve ser apenas colocado assim que a aveia começa a borbulhar.
  3. Tempo de cozedura: Assim que começa a borbulhar, mexer sempre em lume brando, cerca de 5 minutos. Deitar de imediato numa tigela.
  4. Adoçar: Depois de cozidas e que se adoçam com mel ( eu costumo também usar agave para adoçar), canela em pó, compota a gosto (opcional) e um fio de leite frio. Mexer bem e está pronto a comer.
Acham que dá trabalho? Não. Fazem-se mesmo num instante.

Depois da aveia cozida, adicionar canela, leite frio e adoçar com mel,

Porridge pronto a comer 


Bom Apetite!

3 comentários:

  1. Parece bem apetitoso! As melhoras da mãe!

    ResponderEliminar
  2. Ainda me hei-de converter às papas de aveia! As melhoras para amãe.

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de papas de aveia, faço muitas vezes mas juntar leite depois de cozidas nunca fiz. As melhoras da mãe. Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar