quarta-feira, 1 de maio de 2024

Bem-vindo Maio! Celebrar as MAIAS!

Há uns anos uma amiga ofereceu-me uma coroa das Maias feita com flores em feltro que ainda  guardo atrás da porta. Ela disse-me que era para celebrar a Festa das Maias, que se celebra em Maio. Eu como desconhecia a festa, fui procurar sobre o tema e hoje sendo feriado, aproveitei na minha caminhada para apanhar um belo ramo de flores do campo e embelezar assim minha entrada dando as boas-vindas a Maio.

Segundo a tradição, que remonta a celebrações ancestrais que têm passado de geração em geração e, que se celebram em várias regiões do país, adornam-se as portas e entradas das casas com giestas, para afugentar os "maus espíritos". Na verdade, os nossos antepassados já faziam este ritual para assinalar o fim do inverno e pedir proteção e fertilidade para a terra

Nas minhas pesquisas encontrei um artigo escrito por Filomena Barata, do Museu Nacional de Arqueologia, que foi publicado no "Diário do Alentejo" em Maio de 2017 onde aprendi que era a mais antiga celebração religiosa, uma tradição romana com mais de dois mil anos.

"As Maias constituem um ciclo de festivais que, em Roma, se relacionavam com o despertar da Natureza, lembrando antiquíssimos cultos agrários.

Voltando à mitologia grega, Maia era a das sete filhas de Atlas e que unida a Zeus foi mãe de Hermes, o mensageiro dos deuses, conhecido por Mercúrio, entre os romanos, ancestralmente considerado uma divindade agrária e da pastorícia. 

Já na mitologia romana, Maia surge-nos como uma antiga divindade itálica, fila de Fauno e esposa de Vulcano, o deus romano do fogo. Era designada de Maia Maiesta e também de Fauna ou Bona Dea ( Deusa das deusas).

Deusa da Primavera, Maia deu nome ao mês de Maio, que lhe era consagrado.

Embora não estando relacionadas originalmente, as duas divindades de origem grega e romana acabaram por ser identificadas uma com a outra."

Vivamos assim as Maias, abençoando a Terra Mãe, cultuada desde as mais remotas alturas"

Uma amiga também me contou que conhece esta lenda desde pequenina, já a sua mãe contava que a tradição de colocar as giestas na porta, remonta ao tempo de Jesus. 

Está associada à fuga de Jesus para o Egipto. Quando o rei Herodes descobriu que a Sagrada Família estava a pernoitar numa pequena aldeia na sua fuga para o Egipto, ordenou que quando alguém descobrisse o Menino Jesus pendurasse um ramo de giestas na porta para os soldados saberem onde se deviam dirigir. 

Por milagre, quando os soldados chegaram à cidade encontraram todas as portas enfeitadas com ramos de giestas floridas. Assim os soldados não conseguiram encontrar Jesus.

Uma tradição bonita que honra sempre a VIDA, a abundância e sua proteção.

Fazendo minhas, as palavras de Filomena Barata, hoje que se celebra o primeiro dia de Maio vivo este dia, celebrando assim a natureza, estando junto dela, respirando e contemplando a beleza única que nos proporciona.

Na minha caminhada colhi um ramo lindo de flores do campo para adornar a minha entrada e assim fazer jus à tradição.

"Sê bem-vindo, Maio!"



Maio, sê bem-vindo!

quarta-feira, 3 de abril de 2024

Cocktail de Marisco com Feijão branco

Variar as ementas é um desafio quando fazemos almoço e jantar nos 7 dias da semana.

Com meio litro de caldo de camarão congelado, ou fumet de camarão que tinha feito em Janeiro, com objetivo de utilizar o feijão branco que tinha cozido nada como sair uma espécie de feijoada de marisco, ou melhor um cocktail de marisco com feijão branco.

O segredo destes pratos é sem dúvida o sabor do caldo. Simples, rápido e saboroso.

Pode fazer com caldo de compra, mas não é a mesma coisa. Por isso, sugiro sempre quando comprar camarão não desperdiçar as cabeças e fazer um caldo ou fumet para outras preparações. Não tem nada que saber, é apenas fazer um bom refogado com as cabeças, temperar bem e mais não digo, podem consultar aqui como o fiz: https://obagoderoma.blogspot.com/2022/01/desperdicio-zero-fumet-de-camarao.html

Ingredientes: 
(2 a 3 pessoas)
400g de cocktail de marisco (1 embalagem de preparado que se vende pré-congelado)
50 ml de azeite
1 cebola 
2 dentes de alho
1 folha de louro
1/2 chouriço
1 a 2 cenouras conforme o tamanho
500 ml de caldo de marisco (eu faço caseiro o fumet de camarão, congelo para estas receitas)
400g de feijão branco cozido e escorrido ( eu uso o que demolho, cozo e congelo, mas pode usar um frasco de vidro ou uma lata das pequenas)
1. c.chá de pimentão-doce ou paprika fumada
sal, pimenta preta, noz-moscada q.b.
umas gotas de molho tabasco

Preparação:

Deixar descongelar o cocktail de marisco num escorredor, ao natural. Passar por água antes de usar.

Num tacho largo deitar um fio de azeite e fazer um refogado com a cebola picada, de seguida deitar os alhos picados e a folha de louro, ir regando com o caldo (fumet de camarão entretanto descongelado), para não secar.

Juntar o chouriço e as cenouras em rodelas. Deixar cozinhar um pouco. Quando começar a secar, regar com mais um pouco de caldo.

Adicionar o cocktail de marisco já descongelado e passado por água fria. Mexer e juntar mais caldo até cobrir o preparado. Deixar cozinhar cerca de 15 minutos. Quando levantar fervura, deixar cozinhar em lume brando.

Por fim, juntar o feijão branco escorrido e o restante caldo. Temperar. Deixar cozinhar mais 10 minutos 

Servir com arroz branco.

Sugestão: Servir a feijoada polvilhada com coentros ou salsa fresca picada a gosto.


Para aceder à receita do fumet de camarão: https://obagoderoma.blogspot.com/2022/01/desperdicio-zero-fumet-de-camarao.html


Bom Apetite!

sábado, 30 de março de 2024

Santa e Feliz Páscoa!

Páscoa!

Páscoa, relembra-nos que é tempo de renascer,

Celebrar a Páscoa convida-nos a celebrar a Vida.

A VIDA, o nosso maior presente.

Votos de uma Santa e Feliz Páscoa!


@cristinacostaamaral e @bagoderoma

segunda-feira, 25 de março de 2024

Há14 anos a celebrar o Bago de Romã!!!

Grata por estes 14 anos de Bago de Romã.  

Grata por um dia ter ousado criar este espaço na aldeia virtual e partilhar com o mundo o que adoro: aprender, ensinar e partilhar! Não é um blogue específico de culinária, é acima de tudo o MEU blogue.

Grata a todos os que me têm acompanhado, incentivado e que continuam a fazer parte deste caminho, lindo que é a VIDA, sendo o Bago de Romã um "filho" muito querido. 

Tenho orgulho no trabalho feito. Podia estar melhor? Sim, podia. Mas quando fazemos o que  podemos com o que temos, é mérito e eu tenho muito orgulho em mim. Como se diz: "Mais vale feito do que perfeito" e estes 14 anos são prova disso.

Há precisamente 14 anos nascia este meu cantinho, o meu projeto criativo onde podia partilhar com o mundo o que mais gostava e fazia sentido para mim. Sem pretensão alguma, apenas o espaço aberto à partilha, ao conhecimento baseado em pesquisa e experiência, que pudesse servir para quem neste mundo virtual encontrasse sempre, essência, verdade, informação fidedigna, conhecimento e acima de tudo levasse algo consigo quando o consultasse. Tenho muitos relatos que me enchem o coração, logo se consigo ajudar, informar ou entreter uma pessoa que passe por aqui então o meu objetivo foi concretizado. Felizmente ao longo deste tempo, já me visitaram mais de 1milhão de pessoas, muitas receitas foram testadas e parabenizadas. Alguns comentários e inúmeras mensagens privadas, pois há quem não goste de comentar e está tudo certo! O mais importante é que me visitam e isso é o maior presente! Gratidão!!!

Em 2014 escrevia:
Todavia, uma promessa fica: manter a autenticidade e a essência que me caracterizam e que me identificam. Portanto, cabe a quem o lê, dar o seu veredicto.
Um blogue é feito para ser lido e visto, logo quero deixar o meu agradecimento a todos os que aqui passam, mesmo silenciosos, mas que deixam a sua marca, partilhando e divulgando o Bago de Romã.
Quando me perguntam porque é que faço um blogue sem ganhar nada, a minha resposta é muito simples: porque me faz feliz!!!!

Passados 10 anos, a promessa continua porque acima de tudo prezo a minha verdadeira essência,  a minha palavra e os valores maiores de partilha e muito amor em tudo o que faço.

Este ano revi todos os aniversários e achei interessante partilhar os links para cada um deles, excepto em 2018 que não fiz publicação a assinalar a efeméride. Portanto, façam parte da minha festa e venham daí e visitem cada ano desta Romã. E mais uma vez, grata por estarem aqui!

Ano 1: https://obagoderoma.blogspot.com/2010/03/roma-de-mil-bagos.html

Ano2 : https://obagoderoma.blogspot.com/2011/03/e-ja-passaram-365-dias.html

Ano 3:https://obagoderoma.blogspot.com/2013/03/umdoistres.html

Ano 4: https://obagoderoma.blogspot.com/2014/03/ha-4-anos-por-aqui.html

Ano 5: https://obagoderoma.blogspot.com/2015/03/5-anos-uma-mao-cheia-de-experencias.html

Ano 6: https://obagoderoma.blogspot.com/2016/03/sao-meia-duzia.html

Ano 7: https://obagoderoma.blogspot.com/2017/03/e-vao-sete-para-celebrar-um-bolo-de.html

Ano 8: Não fiz publicação de aniversário

Ano 9: https://obagoderoma.blogspot.com/2019/03/dez-anos-partilhar-bagos-de-roma.html

Ano 10: https://obagoderoma.blogspot.com/2020/03/10-anos-de-bago-de-roma.html

Ano 11: https://obagoderoma.blogspot.com/2021/03/11-anos-de-bago-de-roma.html

Ano 12: https://obagoderoma.blogspot.com/2022/03/gratidao-sao-12-anos-de-bago-de-roma.html

Ano 13: https://obagoderoma.blogspot.com/2023/03/celebrar-13-anos-de-bago-de-roma.html



" A felicidade não é um estado, é o caminho". E, o este é um dos meus caminhos que contribuem para a minha felicidade!"


Bem Hajam!

sexta-feira, 22 de março de 2024

"Bimby Rules" - Bolo de Requeijão


Nada se perde, tudo se transforma!
Um requeijão que tinha como destino uma quiche resultou num bolo para o chá.
Mais simples não podia haver. No copo da Bimby, juntar os ingredientes e depois só o trabalho de untar e enfarinhar uma forma e levar ao forno a cozer.
Em menos de uma hora pronto a comer!
A caminho do fim-de-semana fica a sugestão de um bolinho simples. Leve, fofo e muito aromático, para quem não gostar do toque cítrico da raspa de limão, pode dispensar ou substituir pela raspa de laranja, ou até dispensar e aromatizar apenas com canela. 
Simples, leve e muito saboroso. 
Bom apetite!


Ingredientes:
1 requeijão
180g de açúcar amarelo 
4 ovos M
150g de farinha 
40g de amido de milho ( farinha maizena)
1. c. sopa de fermento em pó Royal
Raspa de limão q.b. (ou raspa de laranja)
1 c. sobremesa de canela em pó

Preparação:
No copo deitar os ovos, o requeijão e o açúcar. bater 1 min/vel.3,5
Juntar as farinhas e o fermento previamente peneirados.
Bater 15 seg/ Vel 3.5
Levar ao forno, em forma previamente untada e polvilhada com farinha, pré-aquecido a 180ºC, cerca de 35 a 40 minutos.
O tempo varia de forno para forno, pelo que recomendo ao fim de 30 minutos fazer o teste do palito, se ao espetar no centro do bolo sair seco, está pronto.




Bom Apetite!


segunda-feira, 18 de março de 2024

"Assado de Domingo" - Entrecosto com Vinho Tinto no Forno

Sobrou vinho tinto de um jantar? Carne para assar? Hummm, vamos fazer o entrecosto com ele?

Nem mais, saiu assim o assado num destes domingos de Inverno, aqueles dias frios e com muita chuva, daqueles dias que pedem comida de conforto e, um prato de forno é para mim sinónimo desse conforto, não só pelo aroma que emana pela casa, como o calor que proporciona sempre que acendo o forno.

Daqueles pratos a lembrar a casa da mãe, os domingos em família. Comida e  memórias, nada como um prato da infância para num instante nos levar a esse período da nossa vida, em que os domingos eram aqueles dias de lazer máximo sem preocupações e com muita diversão.

Quando a nostalgia chega, lá vou eu para a cozinha replicar as receitas da mãe. Aproveitar um resto de vinho foi o pretexto para este delicioso Assado de Domingo. E que bom que estava!



Ingredientes:
1,700kg de entrecosto golpeado para assar
3 chalotas ou 1 cebola cortada em gomos
4 dentes de alho
1 c.chá de pimentão fumado
3 c. sopa de azeite
sal q.b
100ml de vinho tinto
água q.b


Preparação:

Pré-aquecer o forno a 170ºC.

Colocar o entrecosto num recipiente de forno e temperar com sal e pimenta. Reservar enquanto prepara a pasta de alho e pimentão fumado.

Preparar a pasta para o tempero: Num almofariz deitar os dentes de alho, um pitada de sal, o pimentão fumado e uma c. sopa de azeite. Misturar até formar uma pasta.

Barrar a carne com esta pasta. No almofariz deitar o vinho e o restante azeite de forma a aproveitar a pasta que fica agarrada. Dissolver bem e verter sobre a carne

Deitar mais um pouco de água e levar ao forno cerca de 30 minutos, tapado com folha de alumínio. Findo esse tempo destapar e adicionar as batatas para terminar de assar.

Preparar as batatas para assar. Juntar ao entrecosto. temperar com sal e juntar mais água com uma c.chá de pimentão, azeite e regar as batatas.

Levar ao forno mais 45 minutos. Ir vigiando para não deixar secar o molho.


Bom Apetite!

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

" A Arte de Viver" - Liberdade

 


Liberdade para pensar, agir, amar, viver.

Liberdade para estudar, trabalhar, opinar, conduzir.

Quando pensamos que a Liberdade é garantida, ventos ecoam como pode ser amordaçada e moldada e por isso sejamos nós, Mulheres, as guardiãs de um valor que muito custou a conquistar.

Não posso dispensar um valor que sempre conheci e vivi. Inconcebível pensar que não poderia aprender, trabalhar, conduzir o meu carro, gerir o meu dinheiro fruto do meu trabalho. Inconcebível não ter direito de expressão.

A liberdade é um dos meus valores essenciais na minha vida, tal como a verdade, honestidade, respeito e amor.

Sejamos Mulheres, Livres, Sonhadoras, Prósperas e Determinadas em conseguir um amanhã melhor!

Sem liberdade, não há amor.  

Sem liberdade não há respeito. 

Sem liberdade, há MEDO!


Boa semana!

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Papas de Millet com Pêra



Quando o tempo é frio as papas são eleitas cá por casa e para variar das papas de aveia, saem as de millet.

De véspera deixo a demolhar (já falei sobre o tema pelo que recomendo a leitura, partilhando o link para a publicação feita sobre este cereal) e, no dia está pronto cozinhar.

São tantos os benefícios deste pequeno grão que vale mesmo a pena experimentar!

Já fiz várias receitas de papas de millet, mas este creme divinal foi me ensinado pela minha médica e amiga Inês Henriques que quem tanto aprendo e que tanto me inspira.


Demolhar o millet em água no mínimo 8h


Ingredientes:
(1 pessoa)

1/4 cháv de millet ( antes de demolhar)
1 chávena de bebida vegetal 
1/2 chávena de água
2 pêras
1 casca de limão
pau de canela 

Preparação:
1. Deixar o millet a demolhar no mínimo 8 a 12h (Costumo deixar a demolhar após o jantar, quando quero preparar ao outro dia ao pequeno-almoço).

2.No dia, escorrer e lavar o millet. Colocar num tacho com a bebida vegetal, água, casca de limão e pau de canela e levar ao lume.

3. Ralar as pêras e juntar. Deixar ferver 15 min. em lume brando.

4. Retirar a casca de limão e o pau de canela e triturar com a varinha mágica até ficar um creme. 
Se necessário juntar mais um pouco de bebida vegetal ao triturar para ajustar a cremosidade.

5. Servir. Gosto de juntar uma noz em pedaços como elemento crocante e polvilho com canela em pó.
 
Receita da Dra. Inês Henriques



Bom Apetite!


segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

" A Arte de Viver" - Esperança


Quando tudo à nossa volta está a mudar só nos resta a Esperança.

Os pensamentos impactam diariamente nas nossas emoções e estas nas nossas atitudes. Se temos medo a tristeza invade, se temos ansiedade o stress comanda, logo vamos mudar o nosso dia com pensamentos optimistas e esta semana, vou dar todos os dias os bons dias à ESPERANÇA.

Como costumo dizer sempre: " A Esperança é a última a morrer".

Boa Semana!

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

"Bimby Rules" - Papas de Aveia, Chia e Cacau


 

No Inverno as papas são sempre bem-vindas cá em casa. E com a Bimby a fazê-las ainda melhor.

As papas de aveia, sementes de chia e cacau cru estão no top das papas em minha casa. 

Para reduzir a quantidade de hidratos de carbono, reduzi a quantidade de aveia e compensei com as sementes de chia, beneficiando na primeira refeição da manhã de todos os nutrientes destas sementes ricas em fibras, ômega 3 e 6, cálcio, zinco e magnésio. Para enriquecer nutricionalmente as manhãs, junto ainda 1 c. sopa de cacau cru.

Começar o dia a dar ao corpo o que ele precisa, com sabor, algo que sacia e dá energia, estas papas são a minha escolha nos dias frios e cinzentos do Inverno. Com ou sem Bimby são uma excelente opção saudável para quem como eu gosta de uma alimentação cuidada e  equilibrada.

Ingredientes:
(Para 2 pessoas)

  • 500 ml  de bebida vegetal ou 250ml de leite sem lactose + 250ml de água.
  • 40g de flocos de aveia
  • 30g de sementes de chia
  • 1 c. sopa de cacau cru

Modo Bimby

1) Colocar no copo o leite e a água ou a bebida vegetal, juntar os flocos de aveia, a chia e o cacau cru.

2) Marcar 10 Min/ 90ºC/ Vel. 2,5 colher inversa

3) Servir a gosto. ( Gosto de servir com 1 noz picada e canela)


Modo Tradicional

Levar ao lume, numa caçarola ou tacho pequeno, o leite ou bebida vegetal, os flocos de aveia, a chia e o cacau. Envolver. Quando começar a ferver, baixar o lume e mexer sempre até engrossar


Bom Apetite!