sábado, 9 de junho de 2018

Migas de Feijão Frade, Couve e Broa à moda de Leiria


Em tempos que abundam receitas "low carb", descobri recentemente um acompanhamento saudável, bem português, que é tradicionalmente feito em Leiria. Bem conhecidas da Gastronomia Tradicional Portuguesa como as migas típicas da Beira Litoral ,conforme investiguei no livro da Cozinha Tradicional Portuguesa, encontrando aí uma receita similar da Maria de Lourdes Modesto, mas com grelos ao invés da couve migada.
Foi num destes dias e graças a uma jovem colega que comigo partilhou a receita da sua avó, que lá me aventurei a fazê-las de acordo com as dicas infalíveis que resultaram tal como eu esperava. Simplesmente deliciosas.
Claro que as que a avó da V. faz são melhores, pois as couves da sua horta, acabadas de colher  e migar têm outro encanto, mas como quem "não tem cão, caça com gato", a couve migada para caldo verde à venda em qualquer supermercado não deixou de fazer o mesmo efeito, tornando esta receita uma das que irei repetir, pois além do seu valor nutricional é uma óptima alternativa ao habitual, arroz ou batata.
Esta receita que partilho é resultado da minha curiosidade, da generosidade da V. em partilhar a receita da avó, bem como, a  felicidade de mostrar que em Portugal se come muito bem e saudável.
Deixo duas dicas importantes que fazem toda a diferença: cozer bem a couve e escorrer bem toda a água, antes de a misturar com o feijão e com a broa; pois se ficar alguma água, é o suficiente para as migas empaparem, em vez de ficarem soltas como mostram as fotos.
De facto, e seguindo o lema "O que é nacional é bom",estas migas são um bom exemplo da nossa cozinha tradicional portuguesa, sendo um prato saudável  e que se enquadra bem na atual tendência alimentar, de procura por alimentos não processados.



Ingredientes:
1 pacote couve para caldo verde ( pronto a usar)
200g de feijão frade cozido
broa de milho (meia broa)
2 dentes de alho
azeite ( uma quantidade generosa, mais ou menos 2 dl)

Preparação:
1. Cozer a couve em água e sal, deixá-la bem cozida.
2. Escorrer, de forma a que fique com menos água possível. ( eu espremi bem com a mão)
3. Escorrer o feijão frade.
4. Numa saladeira ou taça larga, deitar os ingredientes em camadas pela seguinte ordem: feijão frade, couve, broa.Repetir.
5. Num tacho pequeno deitar o azeite e o alho muito picadinho e levar ao lume até começar a ferver. 6. Por fim deitar o azeite a ferver por cima das migas. (Eu verti com uma colher, )
Envolver os ingredientes e está pronto a servir.
Excelente acompanhamento para carne ou peixe.

Excelente para levar na marmita para o trabalho. Come-se bem frio! Na foto, acompanha panadinhos feitos no forno


Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário