domingo, 10 de junho de 2018

"Assado de Domingo" - Borrego no Forno apenas com 3 ingredientes...e uma Ultra Pro


Alerto que esta publicação não é patrocinada pela Tupperware!!!
Aviso à parte, porque quem me lê e segue, sabe que se o faço é por gosto, portanto, vamos ao que interessa.
Hoje partilho um assado fantástico feito na Ultra Pro, apenas com borrego, massa de pimentão, azeite e vinho branco...o forno, claro está se encarregou de fazer o resto.
Ao domingo, o forno acende-se pelo menos enquanto o calor não chega. Com as férias no horizonte, vai-se escoando o congelador, e eis que um saco com pedaços de borrego para guisar ou assar esperavam pelo seu destino. Como a paciência é pouca e a preguiça muita, resolvi apenas temperar com massa de pimentão (algo que nunca tinha usado, mas que a minha sogra usa e que resulta muito bem).
Ora, nem mais toca de despachar o borrego para o forno. Duas colheres de sopa de pimentão, um fio de azeite e um pouco de vinho branco, massaja-se bem a carne para que o tempero seja absorvido e direto ao forno, cerca de 2h30 a 3h, em lume baixo, 160ºC. Não tempero de sal, uma vez que  a massa já tem, ficando saboroso sem acrescentar mais. Mais simples e prático não poderia ser.


Os recipientes para o forno da Ultra Pro, são apropriadas a cozinhar com pouca gordura, e lentamente, a carne vai cozinhando nos seus próprios sucos. Além da vantagem de poder assar as batatas/ legumes  na tampa (voltada ao contrário) que serve de recipiente adequado, e que por sua vez protege o forno dos salpicos. Tenho há cerca de 10 anos e continuo fã, portanto quem tem este recipiente e nunca utiliza, nem sabe o que perde. 
Um autêntico dois em um. As minhas são das mais antigas, mas são um excelente utensílio quando quero cozinhar com pouca gordura. Já cozinhei frango, carne de vaca, porco e sempre com bons resultados.
Este foi o meu assado de domingo, uma carne suculenta, bem temperada que saciou o estômago e a alma num dia de junho, cinzento e frio, a clamar pelos dias quentinhos de verão!



Ingredientes:
700g de borrego ( parte das costelas e perna)
2 c. sopa de massa de pimentão (eu usei da marca " Quinta D'Avó) e gostei muito)
1 fio de azeite a olho ( mais ou menos 3 c. sopa)
vinho branco (100 ml)

Preparação:
1. Deitar a carne no recipiente Ultra Pro. Temperar com a massa de pimentão e com as mãos massajar a carne.
Deitar o azeite e o vinho e com uma colher mexer bem, de forma a que a carne fique envolvida.
2. Levar ao forno, tapado cerca de 2h30 a 3h, a 160ºC.
3. Entretanto, uma hora depois da carne estar no formo, aproveitar para assar as batatas. Voltar a tampa da Ultra Pro ao contrário, ficando a parte côncava para cima, deitar as batatas aos cubos temperadas de sal e um fio de azeite (ou pulverizar com azeite que há à venda para o efeito).
Enquanto a carne assa, as batatas vão assando também. Ao fim de 3h, em forno lento, o almoço fica pronto.
A refeição ideal para o domingo preguiço!


Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário