sábado, 19 de maio de 2018

"Sem Peso na Consciência" - Puré de Batata Fingido


A Primavera traz as cebolas novas e eu uso e abuso delas nesta estação, em assados, estufados e crua nas saladas, sendo um dos pratos que faço sempre que elas aparecem, os meus bifes preferidos: Bifes de Cebolada da minha mãe. É certo que ao longo do ano, faço algumas vezes, mas feitos com as cebolas novas ficam incomparavelmente deliciosos. E, o que é mesmo imprescindível para acompanhar estes bifes?
Claro que para mim é o puré de batata! Sim, o meu eleito, mas como há que comer sem culpas, nada como arranjar um bom substituto. 
As novas versões "low carb" vieram para ficar e, porque não mudar o cardápio sem deixar de saborear uma refeição deliciosa. Ora, seguindo o meu lema " Ser saudável para ser feliz", num dos almoços, de fim-de-semana, passados, optei por esta combinação vencedora: batata-doce e couve-flor.
Sei que fui para a cozinha improvisar, daí não ter as medidas certas, mas partilho como fiz apenas para que quem como eu adore puré de batata e possa saborear uma refeição em que este combine na perfeição com o restante prato.
Nada como saborear aquela receita que se adora sem peso na consciência, concordam?



Ingredientes:
(4 pessoas)
2 batata-doce laranja
1/2 couve-flor média
leite (uso sempre sem lactose)
azeite
sal, pimenta, noz-moscada q.b

Preparação.
1. Cozer a batata-doce em rodelas e a couve flor em pequenos raminhos ( eu cozo sempre ao vapor, logo ficam com pouco líquido)
2. Depois de cozidas, retirar para um tacho e reduzir a puré com a varinha mágica.
3. Deitar um fio de azeite ( mais ou menos 2 c.sopa) e levar a lume brando, mexendo sempre. Para fazer o puré, deitar o leite a pouco e pouco até obter a textura de um puré cremoso, sem ficar muito liquído.
Eu fui deitando um fio de leite, mexendo sempre em lume brando. No final devo ter deitado para esta quantidade de puré, cerca de uma chávena (200ml).
4. Temperar de sal pimenta e noz-moscada a gosto. Mexer bem e deitar num recipiente onde irá servir.
Nota: O importante é que o puré fique cremoso, sem ficar líquido, logo recomendo que o leite seja acrescentado à medida que se preparar o puré, para ir avaliando a textura desejada.



Este puré é excelente para acompanhamento ou para fazer o tradicional empadão no forno

Bifes de cebolada  e puré de batata fingido

Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário