quinta-feira, 31 de maio de 2018

"A Cozinha dos Amigos" - Camarão no Forno da Nanda


Há amigos que não conhecemos mas que sentimos algumas afinidades, como o caso da Nanda.
Infelizmente ela já não está entre nós, pois partiu no final de dezembro de 2008.
Ora bem, a Nanda foi uma daquelas pessoas que conheci virtualmente pelo então maravilhoso mundo da Blogoesfera, do final da primeira década do ano 2000. Esses tempos, confesso que me deixaram saudades, tempos idos em que os blogs surgiam como forma de partilha, eram feitos com o coração, muito artesanais, onde pessoas com os mesmos gostos partilhavam num espaço global os seus interesses. Foi assim que nasceu o meu cantinho, com a ajuda de uma amiga virtual, que conheci através do "O Cantinho da Nanda"
Hoje passados 10 anos os blogues são mais bonitos, visualmente apelativos, mas perderam esse encanto, sendo meras montras onde o intuito é vender e não partilhar. Enfim, são outras questões que não vale a pena falar, pois cada um é livre de fazer o que quer, havendo exceções como em tudo na vida, como o caso de alguns blogues desse tempo que apesar de terem seguido um rumo profissional mantêm a sua essência, dos quais me mantenho fiel seguidora.
Quanto a mim, faço-o com a mesma essência de sempre, partilhar; pois a minha vida profissional é completamente fora desta área. Sinto-me feliz de saber que muita gente experimenta o que faço e gosta, que aprende com o partilho e isso deixa-me grata. Primordialmente, é acima de tudo o meu livro de receitas pessoal, do que faço, do que gosto, e sempre que preciso de rever alguma receita tenho-a aqui à distância de um clique. Serve para mim e se servir para mais alguém, excelente!
Voltando à Nanda, eu conheci este blogue por acaso, através de uma receita que procurava na altura, e fiquei logo fã do que ela escrevia. Era pessoa genuína e que passava a sua alma para os seus textos, tive pena de nunca a conhecer, mas acreditem ou não, quando soube da sua morte através do mesmo blogue, pela mão da sua filha chorei como se tivesses perdido uma amiga chegada. 
Já lá vão quase 10 anos e é uma daquelas pessoas que penso e recordo muita vez, com carinho, sendo que guardo algumas das suas receitas como as receitas da Nanda.
Por isso e em memória desta amiga virtual partilho uma das suas receitas. Tem honras de constar na " Cozinha dos Amigos", pois a comida é sabor mas também memória de todos, que de uma forma ou de outra, marcaram a minha vida.
A Nanda marcou pela sua beleza interior, pelo sua forma de por alma nas palavras quando escrevia as suas receitas sempre acompanhada de relatos diários da sua vida e tenho a certeza que os seus filhos marcarão a diferença neste mundo pelos valores incutidos pela sua mãe. No pouco tempo que a conheci virtualmente, ela marcou a minha e hoje recordo-a sempre que faço algo que ela fazia, como o caso destes camarões que fazem muita vez parte da ementa cá de casa.
Obrigada Nanda! Tenho a certeza que és estrela no vasto céu! 



Ingredientes:
1kg de camarão ( usei do congelado)
3 a 4 dentes de alho
azeite q.b.
sal q.b
salsa ( usei em vez da salsa, flocos secos de malagueta- 1 c. chá)
1/2 cálice de Vinho do Porto

Preparação:
Retirar a casca aos camarões ( ainda meio congelados, retira-se muito bem), deixando a cabeça e a cauda.
Colocar o camarão num recipiente de levar ao forno.
Temperar com sal. Juntar o alho picado e a salsa grosseiramente picada ( não tinha, substituí por flocos secos de malagueta)
Borrifar com o vinho do Porto e regar com azeite.
Levar ao forno previamente aquecido a 200ºC, até o camarão ficar rosado.
Mais ou menos 15 a 20 minutos.
Servir a gosto.


Bom Apetite!


1 comentário:

  1. Olá Romã! Também eu era fã do blog da Nanda. Apenas fiz uma receita do blog dela: a "poesia de outono", um bolo delicioso. Já alguma vez o fez?
    Parabéns pelo seu blog!
    Beijinhos
    Sandrine

    ResponderEliminar