terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

"A Cozinha dos Amigos" - Bolo Salgado de Bacon, Queijo Feta e Azeitonas


Não há receita da Isabel que eu experimente que não fique bem. Faço, partilho com amigos e é sempre um sucesso, onde quer que vá.
Seguidora do seu blogue " Cinco Quartos de Laranja" desde 2008, só a conheci pessoalmente aquando do lançamento do seu primeiro livro, em Dezembro de 2012. Momento esse, em que  tive o privilégio de a felicitar, por algo que sempre acreditei, que as suas receitas chegariam a livro.
Engraçado que a Isabel foi daquelas pessoas com quem sempre me identifiquei. A empatia nasceu no dia que comecei a seguir o seu cantinho da culinária, quer pelas receitas partilhadas, quer pela forma de escrever que muito transmitia da pessoa que era e que constatei pessoalmente assim que a conheci. Nesse dia, ganhei uma "amiga" que de virtual passou a real, daí que ao fazer o seu Bolo Salgado que faz sempre sucesso onde quer que o leve, não poderia deixar de a homenagear aqui, na minha rubrica "Cozinha dos Amigos", pois para mim a Isabel é uma amiga. 
A receita foi transcrita do livro " O Livro de Petiscos da Isabel", livro que recomendo a todos os que gostam de receitas simples e criativas para saborear com a família e amigos. As fotos, as melhores que se arranjaram do lanche partilhado com amigos, que adoraram e pediram a receita. Nada como experimentar!



Ingredientes:
230g de farinha de trigo
2 c.chá de fermento em pó
3 ovos
100 ml de leite
60 ml de óleo
100g de bacon
100g de queijo feta
50g de azeitonas pretas sem caroço
1 c. chá de ervas finas ( usei Ervas de Provence)
Sal e Pimenta q.b

Preparação:
1. Bater os ovos numa taça. Adicionar o óleo e o leite, mexendo.
2. Adicionar a farinha, o fermento, o sal, a pimenta e as ervas finas secas.Mexer.
3. Juntar as azeitonas, o queijo feita e o bacon cortado em cubos.
4. Colocar a mistura numa forma de bolo  inglês previamente untada com manteiga.
5. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante aproximadamente 40 minutos. Antes de retirar, verificar a cozedura com um palito.


Bom Apetite!




2 comentários:

  1. Obrigada querida Cristina. Fico tão contente.
    Um grande, grande beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Eu provei e adorei! Muito obrigada pela partilha da Receita :)

    ResponderEliminar