terça-feira, 9 de janeiro de 2018

"Reciclar é Poupar" - Couscous dos Reis



O que é bom passa depressa. A azáfama de dezembro culminou no dia de Reis, data que encerra a temporada natalícia. Arrumam-se as decorações, os cartões personalizados de Boas Festas ( que guardo religiosamente os poucos que ainda recebo à moda antiga) e limpa-se os últimos cartuchos. No meu caso, não houve grandes sobras, apenas uma mistura de frutos secos feita por mim com amêndoas, arandos e sultanas douradas,que acabaram num couscous cor de sol, para animar os dias cinzentos.
Couscous dos Reis, assim quis que se chamasse pelo toque exótico dos frutos secos, pela cor vibrante dada pela curcuma ( mais conhecida pelo açafrão-das-índias) e pelo dia que os imaginei como aproveitamento dos poucos que restavam.
No próximo dia de Reis servirá de certeza como acompanhamento de uma refeição sumptuosa, este ano serviu apenas como refeição principal, de um almoço banal no escritório.
Um couscous colorido e rico em sabor que animou um dia triste e cinzento de janeiro.




Ingredientes:
(1 pessoa)

1/2 cháv. de chá de couscous
1/2 cháv de água quente
1 c.chá de curcuma
1 chalota ou cebola pequena (eu gosto muito de usar chalotas agora facilmente disponíveis em qualquer supermercado)
50g de bacon
1/2 cháv. de chá de mistura frutos secos ( arandos, amêndoas, sultanas douradas)
azeite q.b
sal q.b.

Preparação:
Numa taça fazer os couscous:
Deitar os couscous na taça, temperar com a curcuma, o sal e deitar a água a ferver. Tapar ( pode ser com película aderente) e deixar que os couscous absorvam a água por completo (uns 5 minutos)
Entretanto, numa frigideira larga ou wok (eu uso muito o wok para fazer estes preparados) deitar um fio de azeite, a chalota picada e deixar refogar. De seguida, deitar o bacon e mexer deixando o bacon saltear uns minutos junto com a chalota.
Por fim, juntar os frutos secos e envolver, ainda com o lume aceso para que se envolvam no preparado da chalota com o bacon. Apagar o lume e reservar.
Destapar os couscous e com um garfo soltar os grãos de forma a que fiquem bem soltos. Juntar na wok ao preparado e envolver bem com uma colher de pau.
Está pronto a servir.





Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário