sábado, 27 de maio de 2017

"Sem Peso na Consciência" - Bacalhau Espiritual Levíssimo



Os dias de Inverno, frios e pequenos, que pedem comida de conforto deram lugar às ementas mais leves e saudáveis dignas dos meses primaveris, mas porque não comer um saboroso bacalhau espiritual, sem qualquer peso na consciência?
Este é um levíssimo bacalhau, tipo espiritual, amigo de quem não quer engordar ou tem cuidado especial com a alimentação. Sem  batata, e com um "béchamel" fingido, bem disfarçado pela mistura de queijo creme e iogurte.
Muito saboroso e com textura, da que nos conforta sem o peso dos hidratos e da gordura habitual da natas. Quem disse que fazer dieta custa? Assim é mesmo ao meu gosto, comer sem peso na consciência. 



Ingredientes:
Para 2 pessoas:
2 postas de bacalhau médias
2 ovos
2 alhos franceses médios
azeite q.b.

"Béchamel fingido"
2 c.sopa de queijo creme
250g iogurte natural ou grego
sal, pimenta, noz-moscada
queijo ralado

Preparação:
1. Cozer o bacalhau e os ovos e reservar.
2. Cortar os alhos franceses em rodelas finas. Deitar um fio de azeite na wok e saltear o alho francês até este ficar amolecido. Juntar o bacalhau previamente cozido e desfiado e a clara de ovo cortada em pequenos cubos. Mexer e deixar saltear uns minutos.
3. Entretanto preparar o creme:
Numa taça juntar as gemas esmagadas a 2 iogurtes gregos magros (ou o equivalente a 250g) com 2 colheres de sopa de queijo creme. Mistura bem até obter um creme e temperar com sal, pimenta e noz-moscada.
4. Envolver 2/3 no preparado de bacalhau e deitar num recipiente que possa ir ao forno. Cobrir com o restante creme mais queijo ralado e levar ao forno cerca de 20 minutos ou até ficar gratinado.
Servir com uma salada a gosto.



Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário