sábado, 15 de abril de 2017

Bolo Pascal


Domingo de Páscoa é dia de festa para os cristãos, pois celebra-se a ressurreição, o renascimento e a Vida. 
Independentemente da religião ou crença, todos sentem a alegria do renascimento, da vida que desperta após os longos dias frios e cinzentos do inverno. É tempo de alegria, de celebração e de esperança e todos ansiamos por festejá-lo com família e amigos.
Independentemente do número de pessoas à mesa, esta quer-se especial e por isso não pode faltar uma sobremesa bem gulosa e um bolo festivo. A pensar nestes dias e mesmo sem muito tempo, partilho a minha sugestão  para ter à mesa um bolo lindo e festivo que nos faça lembrar a Páscoa, sem ser o típico Ninho.
No ano passado, foi este bolo que levei para o almoço de família. Um simples bolo, coberto de chocolate e lascas de amêndoas torradas. Ficou lindo e saboroso e fez jus ao dia.

Esta é a minha sugestão desejando a todos os que por aqui passam uma Santa e Feliz Páscoa!

Ingredientes:
Para o bolo:
5 ovos
200g açúcar
200 farinha com fermento
1 c. chá de fermento
raspa de limão
Manteiga e farinha para untar e polvilhar.

Para a cobertura:
150g de chocolate negro
1 c. sopa de manteiga
150g a 200g de amêndoa em lascas ( previamente torrada).

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma redonda de fundo amovível.
Bater as gemas com metade do açúcar e a raspa de limão até obter um creme fofo.
De seguida, bater as claras em castelo com uma pitada de sal. Juntar o restante açúcar e continuar a bater até estarem em castelo, isto é estarem firmes.
Envolver a farinha no creme, sem bater. Por fim, envolver no preparado as claras em castelo, sem bater, para obter um bolo fofo.
Deitar na forma e levar ao forno, cerca de 30 minutos a 180ºC. Fazer o teste do palito para ver se está cozido ( ao espetar o palito e este vier seco, significa que o bolo já está cozido). Retirar de imediato do forno e deixar arrefecer sobre uma grade para bolos.
Entretanto, preparar a cobertura, colocando o chocolate a derreter, em banho-maria (atenção a água não deve tocar o fundo do recipiente onde está o chocolate, pois este corre o risco de granular.
Assim que esteja derretido, deitar a manteiga para uma cobertura brilhante.
Este bolo fiz apenas com chocolate, mas confesso que gosto de deitar um pouco de gordura ( natas, manteiga ou leite, para uma cobertura mais bonita e brilhante).

Assim que tiver a cobertura pronta, colocar o bolo no prato onde irá servir, cobrir com o chocolate apenas a parte de cima, e por fim cobrir com as lascas de amêndoas. Para finalizar poderá polvilhar com açúcar em pó ( eu não o fiz, mas fica sempre mais bonito polvilhado com o açúcar em pó).




Votos de uma Santa e Feliz Páscoa!


5 comentários:

  1. Está lindo e certamente é delicioso!
    Uma Páscoa muito feliz!

    ResponderEliminar
  2. O bolo está lindo com essa cobertura super gulosa!
    Beijinho e uma feliz e Santa Páscoa

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro bolo pascal! Na maioria das vezes em compro mesmo fora de época, mas achei a receita tão fácil que vou tentar fazer!
    Você que pelo visto entende tuuudo de cozinha, poderia nos passar umas receitinhas Fit também neah?!

    http://pugeme.blogspot.com.br/
    Bjoos!

    ResponderEliminar