domingo, 30 de outubro de 2016

Compota de Dióspiro


"Não há fome que não dê fartura". 
Esta semana fui uma sortuda pois recebi uma quantidade generosa de dióspiros "caseirinhos" que me deram muitas ideias mas, que o tempo disponível que tenho não permite que as execute todas de imediato. Assim sendo, aproveitei para congelar a polpa (próxima publicação será sobre a congelação), fiz mousse com chia e, após me deliciar em comer todas as manhãs um fruto maduro simplesmente ao natural ainda tinha meia dúzia que guardei para experimentar fazer em compota. Simples e agradável é um bom recurso para conservar dióspiros; recomendo é que seja feita com dióspiros bem maduros, porque se não tiverem o travo que deixam na língua mantém-se na compota.


Ingredientes:
600g de polpa de dióspiro ( 5 a 6)
300g de açúcar amarelo
1 laranja ( sumo e casca)
1 pau de canela
1 estrela (anis-estrelado)

Preparação:
Começar por tirar a polpa dos dióspiros, rejeitando a casca.
Deitar num tacho a polpa o açúcar, o sumo e a casca de laranja, o pau de canela e a estrela de anis. Mexer.
Levar ao lume mexendo sempre até dissolver o açúcar.
Deixar cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando.
Está pronto quando tiver a consistência de um puré. Validar o ponto do doce ( Ponto estrada), ou seja, tirar um pouco de doce para um prato e com a colher de pau, passar no meio do doce, se o doce não escorrer, e a "estrada" não fechar, significa que está no ponto, logo está pronto!)



Bom Apetite!

domingo, 23 de outubro de 2016

Bolo de Queijo Quark e Arandos



Domingo é dia D, de descanso, de lazer, de fazer o que mais gosto, entre muitas coisas estar na cozinha, fazer experiências e criar as minhas receitas.
Domingo é dia D, de doce, de aproveitar para ligar o forno e fazer comida que gosto, que me dá prazer, que me delicia e ajuda a ganhar energias para a semana de trabalho que se avizinha.
Domingo é dia D, de deixar de lado as preocupações e aproveitar cada minuto da vida como se fosse o último.
Domingo é dia D, de delícia e a pensar no dia de hoje, sai um bolo saboroso e muito leve com queijo quark e arandos,


Ingredientes:
1 cháv.de queijo quark magro (200g)
1 cháv bem cheia de açúcar (200g)
4 ovos
80g de manteiga
1 cháv e meia de farinha com fermento (220g)
1 c.chá de fermento em pó
Raspa de um limão ( casca de limão, apenas a parte vítrea)
1 pitada de sal
1 cháv. de arandos secos
Farinha p/ polvilhar os arandos

Modo Bimby

1. No copo deitar o açúcar e pulverizar 10 seg/Vel.9. De seguida juntar a casca de limão e marcar mais 10 seg/ Vel.9.
Entretanto, preparar os arandos, polvilhando-os com farinha. Reservar.
2. Colocar a "Borboleta" no copo e juntar os ovos e uma pitada de sal. Adicionar a manteiga em pequenos pedaços e marcar 2m30/37ºC/Vel.4. Após terminar, marcar mais 2m30/Vel.4 mas, sem temperatura.
3. Retirar a "borboleta" e juntar o queijo quark. Bater 10 seg/Vel.4
4. Juntar a farinha misturada com o fermento em pó e envolver 7seg/Vel.4
5. Adicionar os arandos secos, previamente envolvidos na farinha, envolver na velocidade inversa, 5seg/Vel.3
6. Deitar numa forma rectangular ( tipo bolo inglês) previamente untada e polvilhada com farinha.
7. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, cerca de 30 a 35 minutos. (Verificar sempre o tempo de cozedura com o teste do palito, pois o tempo de cada forno).



Modo Tradicional

1. Bater as gemas com o açúcar e a manteiga até obter um creme esbranquiçado.
2. Juntar o queijo quark e bater novamente até ficar bem envolvido.
3. Bater as claras em castelo com a pitada de sal.
4. Adicionar a farinha com o fermento e envolver. Por fim juntar as claras em castelo. sem bater,
5. Juntar os arandos polvilhados com a farinha.
6. Deitar na forma, previamente untada e polvilhada com farinha. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, cerca de 30 a 35 minutos ( o tempo varia consoante os fornos, portanto nada melhor do que fazer o teste do palito para verificar o ponto de cozedura do bolo).

Nota final: Apesar de colocar o modo tradicional, o bolo da foto foi feito em modo Bimby e, confesso que sai sempre bem e é tão rápido de fazer que sai sempre "bimbado". 




Bom Apetite!

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

"Reciclar é Poupar"- Quiche de Alho Francês e Bacon Caramelizado, com Milho, Cogumelos e Iogurte



Ao sábado há sempre compras de frescos, logo na véspera é dia de vistoria para ver o que sobrou e que tem que se gastar. No meu frigorífico não faltam ovos, iogurtes naturais, bacon, queijos e legumes vários; estes são o meu recurso de frescos para uma refeição rápida quando não tenho nada preparado. Num instante faço uma salada, uma massa, uma omelete, tortilha ou uma quiche, como a que hoje partilho.
Desta vez uma embalagem de massa folhada fresca (comprada por engano) que estava quase a expirar, faz-me pensar numa quiche...abro a gaveta e dois alhos franceses solitários depressa me lembram de fazer uma fantástica combinação com  bacon. De repente, olho para o frasco de mel, a terminar e ocorre-me abrilhantar esta mistura de sabores, dar um toque especial e porque não juntar mel ao bacon para o caramelizar? E não termina por aqui, eis que ao preparar o recheio e, como o alho francês era pouco resolvi acrescentar uma lata pequena de milho e cogumelos. Assim nasceu a minha quiche saborosa, resultado de uma série de ingredientes que precisava de escoar.
Nada como poupar a reciclar!



Ingredientes:
1 base de massa fresca quebrada ou folhada ( prefiro a quebrada)
125g de bacon aos pedaços
2 alhos-franceses
150g milho doce (uma lata das pequenas)
190g cogumelos (uma lata das pequenas)
4 ovos
1 c.sopa de farinha sem fermento
250g ou 2 iogurtes naturais (substituo muitas vezes por iogurte grego magro ou queijo quark)
azeite q.b.
sal, noz-moscada e 5 bagas da Margão.
1 colher de sobremesa de mel.

Preparação:

1.Retirar a embalagem de massa folhada do frigorifíco. Forrar uma tarteira com a massa ( usando o
 papel vegetal que vem como base) e picar o fundo com um garfo. Pré-aquecer o forno nos 200ºC.

2. Cortar o bacon em pequenos pedaços, ou utilizar uma embalagem das que se vendem com o bacon já em pedaços. Caramelizar o bacon numa caçarola anti-aderente, sem qualquer tipo de gordura,
Quando este começar a largar a gordura e deitar o mel e mexer até ficar crocante e estaladiço. Desligar o lume e reservar.

3. Cortar em rodelas muito finas os alhos franceses ( apenas a parte branca) e saltera na wok com um fio de azeite. Quando estiverem moles, juntar o bacon caramelizado e envolver, mexendo sempre.

4. Juntar o milho e os cogumelos, envolver e deixar cozinhar uns minutos para que os sabores se envolvam.

5. Polvilhar com uma colher de sopa de farinha uma vez que os legumes largam sempre algum líquido e a farinha une, formando um preparado mais consistente.

6. Bater os 4 ovos com os iogurtes naturais com uma vara de arames. Temperar com sal, as 5 bagas da Margão ( não uso pimenta) e noz-moscada ralada na hora.

7. Envolver metade do preparado liquido no preparado de legumes e bacon e envolver.

8. Deitar na tarteira e com um garfo espalhar bem o recheio. Deitar por cima o restante preparado liquído e levar ao forno cerca de 30 a 35 minutos ( depende muito do forno). Como neste caso a massa é folhada os primeiros 10 minutos coloco a 220ºC, baixando depois para 180ºC.

9. Retirar do forno assim que esteja pronta. Deixar arrefecer antes de a servir.


Bom Apetite!

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

"Sem Peso na Consciência" - Bolo de Maçã Caramelizado ( Sem Ovos)



Há cerca de um ano em conversa com uma amiga descobri a Gabriela Oliveira e os seus livros. Fiquei fascinada com as receitas que experimentava e partilhava e, não sendo eu vegetariana, mas uma adepta ferverosa de uma alimentação saudável fiquei muito curiosa na ânsia de experimentar. Não descansei enquanto não comprei o seu livro, e confesso que se tinha ficado curiosa quando me falaram dele, quando o vi, posso dizer que foi amor à primeira vista. Resultado num espaço de meio ano comprei três livros desta autora que neste momento é presença obrigatória na minha biblioteca. 
Do livro "Cozinha Vegetariana-para quem poupar", da Gabriela Oliveira sai este bolo de maçã, leve e delicioso. Ideal para quem não pode comer ovos ou para os que não têm qualquer restrição alimentar, mas que se preocupam com a saúde e seguem uma alimentação saudável. 
Feito com ingredientes acessíveis, disponíveis em qualquer supermercado, partilho um bolo que já faz parte da minha lista de receitas a repetir.
Com a chegada do Outono chegam os dias mais curtos, as noites mais frescas e a vontade de bebidas quentinhas para confortar a alma e, foi a pensar na minha chávena de chá a fumegar que partilho este um bolinho para comer sem peso na consciência! 


Ingredientes:
1 1/2 cháv. de farinha
1/2 cháv. de farinha Integral
1 cháv. açúcar amarelo
1 c.sopa linhaça moída
1 c.café canela em pó
1 c.sopa de fermento em pó
1 c.café de bicabornato
1 1/2 cháv. de sumo natural de maçã ou leite de soja (usei sumo de maçã natural)
1/2 cháv de óleo
1 c. sopa de sumo de limão (equivalente a metade de um limão)
1 c. sopa de açúcar mascavado + 1. c chá de canela (para polvilhar)
4 maçãs

Preparação:
  1. Numa taça grande colocar os ingredientes secos, devidamente peneirados: as farinhas, o açúcar, a linhaça, a canela, o fermento e o bicarbonato.
  2. Num copo alto, misturar o sumo de maçã, o óleo e o sumo de limão. Verter esta mistura na taça das farinhas, batendo com uma vara de arames; mexer durante um minuto para incorporar os ingredientes. 
  3. Descaroçar e cortar as maçãs com casca em fatias finas
  4. Untar uma assadeira ou forma ( rectangular ou redonda) com óleo e farinha. Deitar a massa cobrindo o fundo, dispondo por cima as fatias de maçã, afundando-as ligeiramente na massa formando linhas (rectas ou circulares em função da forma escolhida. ( eu escolhi uma forma redonda de aro amovível, que forrei com papel vegetal) .
  5. Misturar o açúcar mascavado com canela e polvilhar as fatias de maçã; Distribuir pequenos pedacinhos de manteiga no topo, para caramelizarem.
  6. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, cerca de 25 a 30 minutos, (verificando a cozedura com um palito).


Bom Apetite!

Fonte: "Cozinha Vegetariana para quem quer poupar" - Gabriela Oliveira