quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

"Dicas & Sugestões" - Demolhar e Cozer Grão


Gosto muito de grão. Em sopa, guisado ou até cozido. Leguminosa que tenho sempre em casa, mas, dada a falta de tempo, opto por comprar o que vem cozido e embalado em frascos de vidro, a não ser que encontre bom grão a granel e, quando o encontro não resisto a comprar e preparar em casa.
Com a minha sogra aprendi uma dica fantástica para obter um grão macio e delicioso, dica essa que não é mais do que demolhar o grão com o bacalhau. Não sei a razão cientifica para este resultado, presumo que seja a salmoura do bacalhau que o ajude a alterar a fibra mas, o que tenho a certeza é que fica bem melhor. 
Desta vez tinha grão seco e não tinha bacalhau para demolhar ( porque compro lombos e postas congelados prontos a usar), logo ocorreu-me uma ideia mais barata do que comprar um bacalhau para o efeito,  recorri a uma embalagem de migas secas por demolhar e aproveitei demolhá-las ao mesmo tempo, sendo que o resultado foi idêntico.
Para finalizar partilho outra dica fantástica que aprendi,a de juntar uma rodela fina de gengibre à cozedura, ajudando a que o grão fique mais fácil de digerir. 

São dicas simples mas, que fazem diferença. Fica a sugestão para obter um grão cozido saboroso , que depois de cozido pode ser guardado em doses a gosto com a água da cozedura e congelado para usar sempre que precisar.

Sugestões para obter um grão saboroso:

  1. Demolhar o grão com o bacalhau  mais ou menos de 8 a 12 horas, renovando a água ( guardo sempre no frigorífico)
  2. Deitar fora a água onde foi demolhado o grão, passar por água limpa e levar a cozer numa panela grande com água abundante. Há medida que coze retirar a espuma que se forma à superficie.
  3. Juntar à água da cozedura uma rodela fina de gengibre sem casca.
  4. Deixar cozer o tempo suficiente.


Demolhar o grão junto com o bacalhau num recipiente largo com água



Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário