quarta-feira, 23 de novembro de 2016

" Sem Peso na Consciência" - Pataniscas no Forno


O frio aperta e o forno é rei na cozinha. Saem gratinados, assados, bolos e bolachinhas e num destes dias saíram umas belas e saborosas pataniscas. 
Quem não gosta de pataniscas? Eu adoro mas, evito fazê-las por causa das frituras e, consequentemente pela dieta saudável, que se quer pobre em gorduras. 
A pensar no meu gosto pela cozinha tradicional e no equilíbrio entre o saber bem e ser saudável que, procuro várias alternativas e foi assim que encontrei a receita da Cristina Manso Preto. À receita original, de atum e azeitonas, apenas alterei a combinação de ingredientes, substituindo a azeitona por tomate seco mas, não quer dizer que não se possam fazer de bacalhau ou até de vegetais, como as normais que são fritas, 
Estas ficaram bem deliciosas e, como se podem comer bem depois de frias, ganhei mais uma opção para levar para o almoço no escritório, ou até para os jantares que se querem frugais, a acompanhar um bom prato de sopa.
Curiosos? Para experimentar nada como arriscar e seguir a receita:



Ingredientes:
1 1/2 cháv. de farinha de trigo
3 ovos
2 latas de atum
1 cháv (café) de água fria
1 c. (sopa) de azeite
1/2 cebola picada
1 c. (sopa) de salsa picada
azeitonas cortadas em rodelas q.b ( substituí por tomate seco picado)
sal e pimenta q.b.
papel vegetal para forrar o tabuleiro que vai ao forno.

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 200º.
Numa tigela larga deitar a farinha. Fazer um buraco ao meio e  nele deitar o azeite, o sal, a pimenta e os ovos um a um, envolvendo de dentro para fora de forma a que o ovo se misture com a farinha para formar a massa.
Deitar a água fria e mexer até obter uma massa homogénea. Atenção que deve ficar mais consistente do que a massa das pataniscas normais que são fritas.
Por fim, juntar o atum, a salsa picada e o tomate seco ou as azeitonas.
Forrar o tabuleiro com papel vegetal e dispor a massa com uma colher das de sopa, com distância entre cada disco de massa para dar espaço quando começarem a crescer no forno. (ver foto)
Levar ao forno cerca de 15 a 20 minutos.
Servir a gosto.



Bom Apetite!

Fonte: Adaptado da receita apresentada por Cristina Manso Preto na Praça da Alegria - RTP

2 comentários: