quarta-feira, 2 de novembro de 2016

"Dicas & Sugestões" - Congelar Dióspiros


O dióspiro é um fruto muito sensível e quando nos chega uma caixa com 4 dúzias de dióspiros em fase de amadurecimento rápido, há que ser sensata e aproveitar o melhor desta fruta sazonal a longo prazo, ou seja recorrendo ao processo de congelação.
Este método é excelente, pois quando bem acondicionado, mantém as propriedades da fruta permitindo disfrutar, a qualquer altura do ano, da polpa deste delicioso fruto, quer em bolos, smoothies, mousses, gelados ou até num simples batido de frutas.
Muito simples, basta retirar a polpa com uma colher e guardar em doses conforme o destino pretendido. 
Habitualmente costumo congelar em caixas próprias para congelação da Tupperware, com capacidade de 300 ml cada, que levam a polpa de 4 dióspiros grandes, ou seja, a quantidade que necessito para as receitas que costumo fazer. Desta vez, optei também por recipientes pequenos, de vidro para congelar apenas a polpa de 1 ou 2 dióspiros, a quantidade certa para um smoothie, batido ou até para fazer panquecas. 
Nada melhor do que imagens para explicar, portanto deixo um passo-a-passo fotográfico de um processo facílimo e muito útil para quando temos dióspiros em abundância sem estragar.

Lavar os dióspiros e colocar num prato largo, onde se irão preparar.
Retirar o pedúnculo e com a ajuda de uma colher...
...retirar a polpa do dióspiro...
...directamente para o recipiente ...
...próprio para congelação, como o caso das caixas Tupperware
Convém não encher até ao topo e tapar.
Costumo usar também caixas de vidro, desde que apropriados à congelação.
A polpa conserva-se bem congelada, desde que bem acondicionada.

Nada se estraga, tudo se conserva!

Sem comentários:

Enviar um comentário