segunda-feira, 3 de outubro de 2016

"Sem Peso na Consciência" - Bolo de Maçã Caramelizado ( Sem Ovos)



Há cerca de um ano em conversa com uma amiga descobri a Gabriela Oliveira e os seus livros. Fiquei fascinada com as receitas que experimentava e partilhava e, não sendo eu vegetariana, mas uma adepta ferverosa de uma alimentação saudável fiquei muito curiosa na ânsia de experimentar. Não descansei enquanto não comprei o seu livro, e confesso que se tinha ficado curiosa quando me falaram dele, quando o vi, posso dizer que foi amor à primeira vista. Resultado num espaço de meio ano comprei três livros desta autora que neste momento é presença obrigatória na minha biblioteca. 
Do livro "Cozinha Vegetariana-para quem poupar", da Gabriela Oliveira sai este bolo de maçã, leve e delicioso. Ideal para quem não pode comer ovos ou para os que não têm qualquer restrição alimentar, mas que se preocupam com a saúde e seguem uma alimentação saudável. 
Feito com ingredientes acessíveis, disponíveis em qualquer supermercado, partilho um bolo que já faz parte da minha lista de receitas a repetir.
Com a chegada do Outono chegam os dias mais curtos, as noites mais frescas e a vontade de bebidas quentinhas para confortar a alma e, foi a pensar na minha chávena de chá a fumegar que partilho este um bolinho para comer sem peso na consciência! 


Ingredientes:
1 1/2 cháv. de farinha
1/2 cháv. de farinha Integral
1 cháv. açúcar amarelo
1 c.sopa linhaça moída
1 c.café canela em pó
1 c.sopa de fermento em pó
1 c.café de bicabornato
1 1/2 cháv. de sumo natural de maçã ou leite de soja (usei sumo de maçã natural)
1/2 cháv de óleo
1 c. sopa de sumo de limão (equivalente a metade de um limão)
1 c. sopa de açúcar mascavado + 1. c chá de canela (para polvilhar)
4 maçãs

Preparação:
  1. Numa taça grande colocar os ingredientes secos, devidamente peneirados: as farinhas, o açúcar, a linhaça, a canela, o fermento e o bicarbonato.
  2. Num copo alto, misturar o sumo de maçã, o óleo e o sumo de limão. Verter esta mistura na taça das farinhas, batendo com uma vara de arames; mexer durante um minuto para incorporar os ingredientes. 
  3. Descaroçar e cortar as maçãs com casca em fatias finas
  4. Untar uma assadeira ou forma ( rectangular ou redonda) com óleo e farinha. Deitar a massa cobrindo o fundo, dispondo por cima as fatias de maçã, afundando-as ligeiramente na massa formando linhas (rectas ou circulares em função da forma escolhida. ( eu escolhi uma forma redonda de aro amovível, que forrei com papel vegetal) .
  5. Misturar o açúcar mascavado com canela e polvilhar as fatias de maçã; Distribuir pequenos pedacinhos de manteiga no topo, para caramelizarem.
  6. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, cerca de 25 a 30 minutos, (verificando a cozedura com um palito).


Bom Apetite!

Fonte: "Cozinha Vegetariana para quem quer poupar" - Gabriela Oliveira

7 comentários:

  1. que ótimo aspeto mesmo. e assim mais saudavel ainda dá para comer mais :D


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Está com um aspecto fantástico esse bolo, maravilha!

    ResponderEliminar
  3. Experimentarei um dia destes de certeza! Também gosto muito das receitas da Gabriela! É pena que não tenha tido mais tempo no Masterchef para provar que uma vegetariana faz comida deliciosa! Mas cá está ela a provar isso com os seus livros! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ficou lindo o bolo :)
    Adoro bolos de maçã e este parece óptimo!
    Não conheço o livro mas já fiquei curiosa!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. O interior deste bolo está uma maravilha. Fiquei muito curiosa com esta receita.

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar