quarta-feira, 30 de março de 2016

Carne Guisada com Cogumelos e Ervilhas


As vantagens de cozinhar antecipadamente são muitas, uma delas é durante a semana preparar refeições em menos de meia hora.  Hoje partilho, não uma receita, mas sim uma sugestão de como se pode variar uma simples carne estufada previamente preparada com tempo, a pensar nos dias em que ele falta.


A base da carne guisada já está pronta e com um pouco de imaginação ou apetite do momento temos na mesa um prato delicioso.


No inicio do mês, quando faço o planeamento das refeições do mês, e cá por casa são todas as refeições, tenho a preocupação de fazer uma quantidade generosa de carne de vaca estufada ou guisada, para ao longo das quatro semanas seguintes ter uma refeição quase pronta, onde basta preparar o acompanhamento e que permite em menos de meia hora ter o jantar ou almoço na mesa sem grande esforço. Às vezes sai uma jardineira ou uma simples carne com esparguete, desta vez para variar acrescentei à base de carne guisada (cerca de 400g), uma lata pequena de cogumelos laminados e duas chávenas de ervilhas congeladas. O esparguete foi cozido à parte e servido como acompanhamento.
Em meia hora apenas, um prato colorido para fazer esquecer os dias frios e cinzentos com que se despede o mês de março.



Ingredientes:
Para 2 pessoas » para 4 refeições
400g de carne de vaca guisada ou estufada ( uma dose pré-preparada)
1 lata pequena de cogumelos laminados
2 chávenas de ervilhas congeladas (Chávena = 220 ml)
água q.b.

1. Num tacho deitei a carne guisada com o molho e um pouco de água ( geralmente uso o recipiente da carne para aproveitar o molho que fica agarrado) e levo a ferver.
2. Assim que levantou fervura, deitei os cogumelos laminados escorridos e as ervilhas congeladas. Baixei o lume e deixeicozinhar as ervilhas, cerca de 10 minutos.
3. Entretanto, cozi o esparguete à parte.
4. Assim que as ervilhas ficaram tenras e o esparguete cozido al dente, servi a gosto conforme apresento na foto.



Bom Apetite!

2 comentários: