domingo, 31 de janeiro de 2016

"Assado de Domingo" - Tabuleiro de Salsichas Frescas no Forno


"Não há sábado sem sol, domingo sem missa e segunda sem preguiça". E não há domingo de inverno sem forno ligado.


Este domingo coincidiu com o final do mês e com um fim-de-semana atarefado com a organização do mês que começa; fazer compras, preparar refeições para congelar, planear e organizar. 
O fim-de-semana passa rápido e para despachar o almoço, nada melhor que colocar tudo num tabuleiro e deixar o forno fazer o seu trabalho.
Na ida ao talho, as salsichas frescas sorriram para mim, fresquíssimas. Vieram comigo com um propósito em mente: fazê-las no forno com legumes resultando num delicioso assado de domingo!
O bom desta receita é que podemos preparar tudo num saco, que permite envolver os temperos com as salsichas e os legumes, sem sujarmos as mãos, de seguida deitar num tabuleiro e levar diretamente ao forno.A casa fica quente e um aroma que emana pela casa vai abrindo o apetite. 
Domingo pede descanso e comida que conforta. Assim foi o meu almoço do último dia de janeiro. Simples, rápido e bem saboroso ficou o meu assado de domingo!

Ingredientes:
 ( 4 pessoas)
8 salsichas frescas
2 cebolas pequenas em quartos
2 dentes de alho
2 pimentos ( usei um amarelo e um  vermelho)
4 batatas grandes ou 8 pequenas
sal, pimenta, noz-moscada
1 c.chá de colorau
2 c.chá de tomilho
2 c. sopa de azeite
100 ml de vinho branco

Preparação:
Colocar um saco de congelação grande dentro de uma tigela, para servir de suporte enquanto de deitam os ingredientes para dentro.
No saco deitar as cebolas cortadas em quartos ou meias luas conforme preferirem, os pimentos, as batatas em cubos e os dentes de alhos picados. Juntar as salsichas, a folha de louro e temperar com sal, pimenta, noz-moscada, colorau, tomilho. Regar com o azeite e o vinho branco.
Fechar o saco e agitar, esfregar de forma a que os ingredientes se envolvam com os temperos. Esta é uma autêntica operação mãos-limpas
Depois de bem envolvidos deitar num tabuleiro grande , de forma a que os legumes fiquem bem espalhados, com as salsichas por cima.
Levar ao forno cerca de 40 minutos, a 180ªC. A meio do tempo, virar as salsichas. Está pronto quando os legumes e as salsichas estiverem corados, com aquela cor típica de assado, se for necessário aumentar a temperatura para 200ºC.
Servir de imediato.

Deitar os legumes, salsichas e temperos num saco de congelação. Fechar, agitar e envolver bem mexendo o saco de forma a que os legumes e salsichas fiquem temperados por igual


Deitar um fio de azeite num tabuleiro largo e espalhar sobre este o conteúdo do saco.

Ajeitar os legumes de forma a ficarem bem espalhados. Sobre estes alinhar as salsichas e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC, cerca de 40 a 45 minutos.



Bom Apetite!

7 comentários:

  1. Nestes dias frios é uma sugestão mesmo boa!

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto deste tipo de refeiçao! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Amazing post, dear! :) Do you want to follow each other? If yes, please follow me with GFC and Google, instagram, write a comment
    and I follow you back :)

    With love.
    Diana.
    http://www.mirandabeautyworld.com/

    ResponderEliminar
  4. Muito bom, de vez em quando também faço!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Testei uma variação desta receita (enganei-me nas quantidades dos temperos) e ficou muito bom!
    Tabuleiros de forno com comidinha boa são sempre um mimo... ;)

    ResponderEliminar
  6. Olá Damião,
    É com enganos que se criam novas receitas ;)
    Ainda bem que ficou bom e gostaste da sugestão.
    Muito obrigada pela visita e pelo comentário.
    Volta sempre!
    Romã:*

    ResponderEliminar