quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Bolachas de Chocolate


Dezembro é o mês do Natal por excelência. Dezembro é tempo de festas, comida e acima de tudo o mês da partilha por excelência. Trocam-se mimos, prendas e acima de tudo afectos.
Dezembro é também tempo de família, mimos e muito amor e foi com todo o carinho que me meti na cozinha nas vésperas do Natal e fiz fornadas e fornadas de bolachinhas para as prendas aos amigos e família. Sairam caixinhas de todos os tamanhos recheadas de vários sabores e formatos; de alfarroba com amêndoa, alfarroba com pinhão, alfarroba com amendoím, simples de limão e para os mais gulosos, de chocolate.


São as de chocolate que hoje estão em destaque. Uma receita simples, fácil e muito saborosa retirada do "Livro Bimby - As Receitas Essenciais", que faço há muito e que repito inúmeras vezes, pelo sucesso que têm. Para quem não tem Bimby, não há qualquer impedimento para experimentar, pois pode picar o chocolate numa picadora e amassar os ingredientes à mão ou com uma batedeira. Ou seja, os ingredientes são os mesmos, muda apenas o processo. Portanto, mãos à obra!


Ingredientes:
100g chocolate para culinária
250g de farinha
100g de açúcar ( uso sempre o amarelo)
100g de manteiga
1 ovo
1 colher de chá de fermento em pó para bolos

Preparação:
 - Modo Bimby - 

1. Pré-aquecer o forno a 180ºC
2. Colocar no copo o chocolate aos pedaços, dar 3 toques de Turbo e pulverizar 10 Seg/ Vel.9
3. Adicionar os restantes ingredientes e programar 25 Seg/ Vel.6
4. Retirar, formar uma bola e deixar repousar cerca de 15 minutos no frigorífico.
5. Numa superfície polvilhada com farinha, estendar a massa com o rolo da massa e cortar as bolachas com ajuda de moldes cortantes próprios para o efeito ou simplesmente com o copo de medida da própria Bimby.
6. Levar ao forno cerca de 20 minutos num tabuleiro previamente untado e polvilhado ou forrado apenas com papel vegetal.




Bom Apetite!

Fonte: Livro "Bimby- As Receitas Essenciais"

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015