sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Os Muffins da Donna Hay


Se há programas na televisão que me prendem, os de culinária, estão no topo e hoje com canais especializados a escolha é por vezes difícil. Tenho as minhas preferências e mesmo quando repetem alguns programas , eu não me canso de ver os que mais gosto, como o caso da "Rápido, Fresco e Simples" da Donna Hay. Permitem-me  rever algumas das receitas e tomar algumas notas, sim eu tomo notas, porque não há nada melhor do que ver fazer, em vez de só seguir uma receita escrita.

Num desses programas a Donna Hay fez a sua receita de Muffins ( vou apelidar como tal dada a origem da receita, pois eu continuo a chamar Queques, o nome que sempre demos em Portugal para bolos feitos de igual forma, e tendo uma palavra em português, não vejo razão para falar em inglesismos. Aborrece-me sinceramente ver a profusão de nomes em inglês para palavras que existem na nossa língua materna). Aparte deste pormenor e indo ao cerne da questão, debrucemo-nos então no essencial que é a receita fantástica, simples e muito rápida de fazer que quero partilhar convosco.

Concluindo, o que mais gostei de aprender com a Donna Hay foi a técnica de preparar a base seca e a base líquida em separado. Outra das vantagens desta receita  é usar como medida uma chávena, dispensado pesagens, pois num ápice e sem desculpas, há bolinhos a sair do forno.

Massa Base
*Base Seca*
2 cháv. e meia de farinha 
1 chávena de açúcar em pó (Usei açúcar amarelo)
1 c. chá de fermento em pó

*Base Líquida*
1/2 cháv. de óleo de girassol (Usei óleo vegetal)
1/2 cháv de leite (Usei sem lactose)
1 ovo
1 c. chá de extracto de baunilha

Ingredientes adicionais ( podem variar em cada receita).
2 bananas maduras esmagadas
150g chocolate negro picado

Nota: Chávena tem capacidade de 200 ml

Adicionar 300g de mirtilhos congelados ou 1 cháv. de banana madura esmagada ou banana e chocolate como os que fiz.

1. Preparar a base seca e a líquida em recipientes separados.

2. Numa taça deitar os ingredientes secos. Misturar e abrir um buraco ao centro, onde deitará a base líquida.

3. Bater o ovo com o óleo e o leite. Juntar o extracto de baunilha e adicionar à base seca.

4. Envolver os preparados com a colher de pau, de forma a formar uma massa homogénea.

5. Por fim adicionar os mirtilhos ou frutos silvestres congelados, ou a polpa de banana, ou a banana esmagada com pedaços de chocolate.

6. Levar em formas de queques, em forno pré-aquecido a  180º C, 30 a 35 minutos.

Nota: Os Muffins que fiz, tiveram como base farinha normal e integral ( 2 chávenas de farinha normal para meia de farinha integral, 2 bananas maduras esmagadas e 100g de chocolate negro em pedaços.


Ideais para quem tem crianças porque são óptimos para levar na lancheira,  são excelentes para todas as idades,  quer ao  pequeno almoço, a acompanhar uma chávena de chá ou até como um snack .

Sempre que visito amigos ou família onde há crianças gosto de levar este tipo de bolinhos, pois são mais práticos e todas as crianças gostam, além de que se fazem num piscar de olhos. Este Verão já sairam do forno umas quantas fornadas e todas foram aprovadas por quem os provou, resultado estes Muffins passaram de imediato à lista das receitas a repetir.




Bom Apetite!

2 comentários:

  1. Romã,
    eu sou fascinada pelos programas de culinária, aprendo muito.
    Esses muffins da Donna Hay estão perfeitos, bela escolha,
    vc arrasou, parabéns!

    Bjs

    ResponderEliminar