domingo, 23 de agosto de 2015

" A Cozinha dos Amigos" - Caçarola Alentejana no Forno


O que me dá mais prazer do que fazer a minhas receitas é provar petiscos e receitas feitas pelos meus amigos, como o caso desta Caçarola Alentejana, acabada de baptizar como tal, pois o engraçado é que me ensinaram a fazer passo a passo, deixaram-me fotografar mas não me disseram o nome da receita.
Os meus amigos apenas lhe chamam Miminho, e têm razão é mesmo  um miminho altamente calórico mas igualmente saboroso, um tanto inimigo de qualquer dieta saudável é certo, mas quem não gosta de pecar e se sentir mimado de vez em quando...


Ah pois é, todos merecemos e nada melhor do que o fim-de-semana para dar um choque ao organismo e o fazer acordar para a vida, plena de sabores proibidos. Abençoado fim-de-semana!!!
Nada melhor mesmo que do que um encontro de amigos que não se vêem há muito, e como sempre, os bons encontros têm comida, boa e variada. É à mesa, que as conversas decorrem animadas entre risadas e um hummmmm, que delícia... e sempre a boa expressão " troca o mal que faz pelo bem que sabe" e " dias não são dias" e é a pensar nesses dias, que partilho esta receita feita pelo Manel e pela Célia, Sei que é uma receita conhecida da maior parte das pessoas, mas o certo é que nunca tinha provado; sei que não nenhuma novidade, mas os meus amigos são especiais e deram seu toque personalizado e isso é fundamental para tornar uma receita única e especial. 
Recomendo que seja feita com o pão alentejano e chouriço alentejano (de porco preto, fica soberbo), senão não era uma "caçarola alentejana", e de facto esse pequeno pormenor faz diferença no sabor.
Agora mãos à obra e bom proveito!

Ingredientes:
1 Pão alentejano (dos grandes)
1 cebola pequena
2 dentes de alho
azeite q.b.
1 chouriço ( de preferência alentejano)
150g de bacon
1 colher de sopa de maionese
200g Queijo mozarella ralado

1. Pré -aquecer o forno a 200ºC.
Retirar o interior do pão, formando uma caçarola de forma a que o miolo saia o mais inteiro possível, pois será cortado em fatias que servirão de tostas para acompanhar o petisco. Reservar o topo do pão que servirá de tampa.
2. Num tacho, fazer um refogado com a cebola e o alho picadinhos e o azeite. Juntar o chouriço e o bacon previados cortados em pequenos pedaços e deixar estufar uns  minutos.
3. Deitar metade do preparado no pão, juntar a maionese e metade do queijo mozarella ralado. repetir e terminar com uma boa dose de queijo ralado.
4 . Levar ao forno, cerca de 20 minutos de forma a envolver o preparado no queijo para obter a pasta desejada, tipo fondue que irá servir para barrar as tostas.
5, Aproximadamente 10 minutos antes, colocar o miolo de pão fatiado e a tampa do pão para tostar.
6. Assim que o pão estiver tostado, retirar e servir quente.

É um petisco bem pecaminoso, para aqueles dias de festa em que a palavra de ordem é diversão sem limites

Retirar o miolo do  pão, sem estragar de forma a fazer pequenas tostas
Deitar o preparado com o chouriço e o bacon, no interior do pão 
Fazer camadas:
Preparado do bacon e chouriço, maionese, queijo ralado. Terminar com o queijo ralado.
Acabado de sair do forno, pronto a servir!

Bom Apetite!

Fonte: Cozinha dos Amigos Célia e Manel

2 comentários:

  1. Gostei mesmo deste miminho Alentejano e fiquei a salivar pois adoro este tipo de pratos ou não fosse eu uma Alentejana hehehe

    beijinho amiga e bom resto de domingo!

    ResponderEliminar