quinta-feira, 23 de julho de 2015

Lombinhos de Pescada à Provençal


Cozinhar saudável implica variar. Variar alimentos, ingredientes e  o seu modo de confecção. 
Quando se ouve a palavra mágica " dieta" e  "saudável" toda a gente associa a cozidos e grelhados. 
Graças à minha mãe, aprendi a cozinhar e a comer bem, em variedade e qualidade. Com a minha mãe aprendi a substituir o sal por ervas aromáticas, e hoje trago mais uma receita que aprendi com ela e que faz parte da ementa da Romã: Lombinhos de Pescada à Provençal.
A única diferença é que a minha mãe faz esta receita com pescada fresca a num tacho e eu adaptei aos práticos lombinhos de pescada congelados e utilizei a wok. 


O seu nome, provençal, deriva da mistura de ervas aromáticas (as famosas Ervas da Provença) oriundas da região francesa com o mesmo nome. Dotadas de um  forte sabor, esta mistura de ervas é a ideal para aromatizar qualquer peixe, quer grelhado, no forno ou estufado, como este que fiz esta semana.



Ingredientes:
5 lombinhos de pescada congelados
limão
1 cebola 
2 dentes de alho
1/2 pimento vermelho
2 tomates maduros
sal, pimenta ( uso sempre as 5 Bagas da Margão ) q.b.
Ervas da Provença 
1 folha de louro
Azeite q.b.
1dl de vinho branco.

1. De véspera, ou 2h antes temperar o peixe com um dente de alho picadinho, sal, pimenta e sumo de limão. (eu prefiro deixar de véspera a marinar) Se usar peixe fresco, não é necessário.

2.Na wok deitar um fio de azeite e dourar os lombinhos, escorridos da marinada. Retirar e reservar.

3. Se necessário, deitar mais um fio de azeite ( não muito, uma vez que a wok é anti-aderente e como tal não necessita de muita gordura para cozinhar).

4.Juntar a cebola cortada em meias-luas finas e o outro dente de alho picadinho. De seguida, adicionar o pimento também cortado em tiras finas, o tomate em cubos pequenos e a folha de louro. Deixar estufar os legumes uns minutos e adicionar o peixe.

5.Deitar o vinho branco, um pouco de água, polvilhar com as ervas da Provença a gosto e tapar, reduzindo o lume para o mínimo. Deixar estufar cerca de 15 minutos, ou até o peixe estar cozinhado. 

4. Servir a gosto, ou como sugestão com legumes cozidos a vapor e/ ou arroz branco. 



Bom Apetite!


3 comentários:

  1. Cada vez mais gosto de peixe! Sempre gostei mas ultimamente o peixe sabe-me melhor do que a carne! Excelente prato! Já viu o passatempo do meu blog? Participe! Beijinhos

    ResponderEliminar