sexta-feira, 24 de abril de 2015

"Dicas & Sugestões" - Congelar Bananas Maduras ...com casca.



Se há fruta que não falta na minha lista de compras semanais, é a banana. Um excelente snack, para miúdos e graúdos, pois é fácil de transportar e de comer em qualquer lugar. Um fruto versátil, rico em vitaminas e minerais, sendo um dos melhores fornecedores diários de magnésio e potássio ao nosso organismo, tornando-se num poderoso aliado no combate ao stress. Além de ser uma simples fruta que, por si só já é deliciosa ( para quem gosta, é claro), para mim é óptima em batidos, bolos e sobremesas. 
Raramente se estragam bananas cá em casa, pois têm sempre um destino feliz, ora em batidos ora em bolos, mas depois de aprender esta dica do Matt Preston, do programa australiano Masterchef, a de congelar bananas inteiras com casca, os gelados passaram a constar das actuais opções .

Nada mais simples: Se têm bananas a amadurecer e não querem estragar, basta congelá-las directamente com a casca. Sim, retirá-las da fruteira directamente para a arca congeladora, ou congelador, sem qualquer preparação prévia. Eu coloco na gaveta específica que tenho para as frutas e legumes, que estão previamente arranjados e devidamente embalados em sacos ou caixas de congelação Tupperware. 
Como são congeladas com a própria casca, esta protege a polpa, mantendo-a intacta, no sabor e na cor. 

Sempre prontas a utilizar, basta retirá-la do congelador uns cinco a dez  minutos antes, deixá-las à temperatura ambiente e sem as deixar descongelar completamente, com a ajuda de uma faca retirar a casca e cortar em rodelas grossas ou pedaços.


Quando preciso de uma sobremesa rápida, retiro do congelador duas bananas e deixo-as à temperatura ambiente, uns cinco minutos. Depois de cortadas em rodelas, deito numa liquidificadora ( uso a Bimby/Thermomix 31), junto uma clara de ovo, iogurte grego e obtenho um simples mas saborosíssimo gelado de banana, sem corantes nem conservantes.


Depois da experiência bem sucedida, gostei tanto que, na minha arca congeladora estão sempre de reserva três a quatro bananas congeladas. 

Em breve serão publicadas aqui algumas receitas já testadas, hoje fica apenas uma sugestão para quando as bananas pedem por um destino digno, mas não temos vontade, nem tempo para fazer algo de imediato, adiando por mais uns dias, semanas ou meses por um fim majestoso!




Bom Fim-de-Semana!



3 comentários:

  1. Também costumo congelar desta forma. É um descaso e assim nunca mais tive bananas estragadas em casa :)
    Petiscana

    ResponderEliminar
  2. O que é a Bimby/thermomix 31? Bj. Maria Fernanda PInto

    ResponderEliminar
  3. Que bela dica!!!!! Beijnhos!!!! Obrigada!!!!

    ResponderEliminar