sábado, 17 de janeiro de 2015

"Nem Carne, nem Peixe" - Bolo Salgado de Queijo de Cabra, Tâmaras e Amêndoas


Após um mês de Dezembro, rico em sabores, iguarias e bem docinho, onde não há tempo para pensar em regimes saudáveis, por mim falo, é claro, dado que não dispenso o que há de bom à mesa, entro em Janeiro, com um plano mais saudável em mente. Há que equilibrar os excessos e à minha mesa, regressam as refeições mais frugais. 
As sopas voltam em força, fazendo parte da ementa diária junto com o peixe, mais legumes e frutas. Imperam a confecção de alimentos ao vapor, no forno e voltam os dias de não comer carne, nem peixe... A pensar numa solução diferente para um desses dias, adaptei uma receita da Isabel Zibaia Rafael, do seu último livro "Delicioso Piquenique", fazendo o seu Bolo Salgado de Queijo Feta, Azeitonas e Tomate seco, mas com um toque diferente. Substituí o feta pelo queijo de cabra, tâmaras em vez de azeitonas e adicionei as amêndoas, para lhe dar mais textura.


Esta é daquelas receitas que faço inúmeras vezes, quer para levar para casa de amigos, como entrada, quer para servir ao jantar, como complemento do prato de sopa, ou para levar para o almoço acompanhado de uma salada. Uma das que gosto muito de fazer, pois como rende bastante aproveito sempre para congelar umas fatias, como prevenção para aqueles dias que não me apetece cozinhar, ou chego a casa tarde e num instante, tenho a refeição solucionada com um prato de sopa ou uma salada.


Já fiz a receita original, mas a combinação doce das tâmaras e amêndoas com o salgado do queijo de cabra e do tomate seco, resultaram na perfeição. Deixo-vos aqui a minha sugestão:

Ingredientes:
200g de farinha de trigo
50g de farinha integral
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de azeite
4 ovos
125g de iogurte grego natural
1 dente de alho
2 queijos de cabra pequenos (ou 150g de queijo feta)
80g de tâmaras, cortadas às rodelas
50g de tomate seco em azeite
80g de amêndoas (usei já lascada e torrada previamente na frigideira)
2 colheres (chá) de oregãos secos
Sal e pimenta-preta q.b ( uso sempre a mistura 5 Bagas da Margão em vez de pimenta-preta)

Preparação:
Numa taça. adicionar as farinhas, o  fermento, o azeite, os ovos, o iogurte grego e o dente de alho espremido. Temperar a gosto, com sal e pimenta-preta. Mexer.

Adicionar o queijo cortado em pequenos cubos, as tâmaras às rodelas, as amêndoas laminadas ( deixando algumas para polvilhar no fim), uma colher e meia de chá de oregãos e o tomate seco picado. Mexer.

Colocar a mistura numa forma rectangular, untada previamente com manteiga. Polvilhar a massa com os restantes oregãos e as lascas de amêndoa.

Levar ao forno a 190ºC, durante 25 minutos.



Bom Apetite!


Inspiração: Livro " Delicioso Piquenique" de Isabel Zibaia Rafael - Marcador Editora

4 comentários:

  1. Querida Cristina,
    gostei muito da tua combinação. Acho que ficou ainda mais apetitoso.

    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  2. Olá meus amigos, como é maravilhoso encontrar sites com este seu. Parabéns pelo belo trabalho, já estou seguindo.
    Aproveitando a oportunidade gostaria de compartilhar com você nosso
    blog. Ficaremos felizes por vossa visita e mais ainda se seguir-nos.

    AGUARDAMOS SUA VISITA

    Atenciosamente

    Josiel Dias
    http://josiel-dias.blogspot.com
    Rio de Janeiro

    ResponderEliminar
  3. Só posso dizer que é delicioso e que a Cristina Costa Amaral, mais do que uma excelente cozinheira, é uma artista da cozinha pois arranja uma forma muito criativa de associar os ingredientes mas que resultam muito bem (e algumas associações nunca me passariam pela cabeça!). Eu vi e atesto!

    ResponderEliminar