domingo, 4 de janeiro de 2015

E porque é Domingo de Reis...em vez de Bolo Rei, saem pequenos reizinhos!


O Natal já lá vai, o novo ano começou e pelo dia 6 de Janeiro festeja-se o Dia de Reis, celebração católica que relembra a visita do três Reis Magos ao Menino Jesus. 
Baltazar, Gaspar e Belchior vieram de longe, guiados por uma Estrela, com presentes para o Deus Menino: Ouro, Incenso e Mirra. Chegaram, adoraram e partiram com a Boa Nova, que Deus tinha nascido no meio dos homens, numa simples estábulo, relembrando-nos a importância da simplicidade e da humildade na nossa vida.


Este é o dia que assinala o fim da quadra natalícia, as decorações que ornamentaram a casa guardam-se até ao próximo Natal e à mesa a família reune-se, mais uma vez, onde não pode faltar a romã, o tradicional Bolo Rei ( tradição em Portugal e Espanha), entre outras iguarias tipícas da quadra.


Para o meu dia de Reis deste ano, e como é minha tradição, as sobras do Bolo Rei do Ano Novo são sempre aproveitadas, e em vez dos tradicionais queques, optei por dar uma nova roupagem ao tradicional bolo. Adaptei a receita das pirâmides e com os fios de ovos que sobraram do Bolo de Natal e umas cerejas cristalizadas, criei os pequenos reizinhos que adornaram o meu presépio. 
Digam lá se não foi uma boa alternativa e até quem não é fã do típico bolo, se delicia com estes bolinhos cobertos de chocolate?


Em fim de festa, nada melhor que a encerrar com uma guloseima, pois a partir de agora, segue-se um mês de Janeiro onde impera a rotina, e a rotina é comida saudável!


Ingredientes:
220g de Bolo Rei ( sobras)
180g de bolachas de aveia
60g de amêndoa laminada
40g de açúcar amarelo
3 colheres sopa de cacau
3 colheres chá de erva-doce moída
2 colheres chá de canela
50g de água ( mais ou menos 3 colheres de sopa). A quantidade de água é apenas para tornar a massa moldável, logo é melhor deitar e testar até ficar boa, nem muito seca, nem muito molhada.

Cobertura:
50g chocolate de leite
100g choocolate negro
Umas gotas de óleo vegetal

Preparação:
( Utilizei a Bimby/ Thermomix, pois assim peso, trituro e envolvo, sem grandes preocupações. De outra forma, utilizar sempre um qualquer processador de alimentos para triturar e formar a massa.

No copo da Bimby/Thermomix ( pode-se utilizar qualquer outro processador de alimentos) deitar o bolo rei, as bolachas de aveia e a amêndoa laminada e dar uns toques de turbo.
Adicionar os restantes ingredientes e envolver uns segundos, eu marquei 15 Seg/ Vel. 5.
Deitar num recipiente e levar ao frigorífico cerca de 1 hora ( eu deixei de um dia para o outro). e moldar em forma de pirâmides. Dispô-las numa folha de papel vegetal, para depois de cobertas serem mais fáceis de descolar.
Na hora de fazer a cobertura, levei 50g de chocolate de leite, mais 100g de chocolate negro, com umas gotas de óleo vegetal, a derreter em banho-maria. (CUidado para não deixar que a água toque no fundo do recipiente onde derrete o chocolate, para não criar grumos).
Quando derretido, verter sobre as pirâmides moldadas deixar secar e decorar a gosto.




Bom Dia de Reis!

10 comentários:

  1. Também tenho uma receita de pirâmides no meu blogue com sobras de bolo rei, que bem que ficaram as tuas também, bjokitas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belinha,
      são tão boas, que é crime andar a comer Bolo Rei de castigo ;)
      Ainda não vi a tua receita, mas vou lá ver.
      Beijinhos
      Romã:*

      Eliminar
  2. Que ideia tão engraçada e criativa que tiveste ao transformar as sobras de Bolo Rei em Reizinhos de Chocolate! Adorei! E de certeza que não vai haver sobras desta vez! Feliz Dia de Reis. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bombom,
      Um delicioso aproveitamento, principalmente quando a minha cara-metade é fã deste tipo de guloseima :)
      Obrigada pela visita. Beijinhos
      Roma:*

      Eliminar
  3. Que excelente ideia! Ficaram muito bonitos, e são sem dúvida uma forma 5 estrelas de aproveitar sobras (quando há sobras!) de bolo rei :)

    Beijinhos e bom ano!
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Bem-vinda ao Bago de Romã.
      De facto esta receita ficou na lista cá de casa, são uma guloseima fantástica.
      Beijinhos.
      Romã :*

      Eliminar
  4. Mas que bonitinhas :)... Foi um belo aproveitamento!!!
    beijinhos querida e bom fim-de-semana

    http://ratatuidospobres.com/

    ResponderEliminar
  5. Ola amiga boa tarde. Vim bordar este recadinho na sua pagina, terminei de visitar seu blog gostei D++ das postagens suas receitas hummm deliciaaa, o bolinho pequenos reizinhos!!! Parabens. Bjjss no ♥

    ResponderEliminar