quarta-feira, 10 de setembro de 2014

"Bê-a-Bá na Cozinha" - Ponto Estrada


"-Mãe, porque estás a tirar o doce para um pratinho e a passares a colher no meio?
- Filha, aprende que não duro sempre. Quando fizeres compota, para veres se está pronta, deves fazer o teste da estrada.
- Mãe, o que é teste da estrada?
- Filha, é quando colocas o doce num prato, ainda quente e passas uma colher no meio, como se fizesses um caminho. Se o caminho fechar, é sinal que ainda não está no ponto. Logo, tens que levar ao lume mais uns minutos (poucos). Depois repetes a operação. Se ao passar a colher e abrir um caminho que não se fecha, como se fosse uma estrada, logo podes apagar o lume. Convém deitar ainda quente, nos frascos esterilizados.
Filha, esta dica é muito útil e importante sempre que fizeres doces e compotas. Não te esqueças!
- Mãe, mas mesmo com este teste, parece-me que está muito líquido. tens a certeza que não precisa de engrossar mais? Tens a certeza que a compota fica boa?
- Filha, confia na experiência da tua mãe e no conhecimento que adquiri da tua avó.
- Sim Mãe, se eu não confiar em ti e na Avó, não confiarei em ninguém. Muito obrigada pelo que me ensinas, e pelas tuas dicas, vou escrevê-las junto com a receita para nunca me esquecer"

Foi assim que aprendi com a minha mãe, muitas receitas tenho anotadas, com as suas dicas. Esta não é bem uma dica, mas sim uma técnica bem conhecida, de um Ponto de Açúcar, utilizado em compotas, doces e geleias.

No meu caso, que não sou profissional, acho que é uma dica de grande utilidade para quem faz compotas e doces caseiros, quer no tacho, quer na Bimby/Thermomix.

Exemplo de ponto de estrada no doce de tomate

Exemplo de ponto de estrada no doce de  morango

Dominando esta técnica, aliada a bons ingredientes poderemos ter sempre excelentes e saborosas compotas caseiras.

Bom Apetite!

6 comentários:

  1. Adorei esta dica! Obrigada por dividir. Agora vou passear mais pelo seu Blog

    ResponderEliminar
  2. Obrigada. E se a compota ficar muito espessa, isto é, "passar " o ponto? Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Olá Aurora,
    Sim, quando fazemos compotas ou doces este teste ajuda muito a determinar o ponto certo do doce ou compota, pois parece sempre que a compota está líquida e a tentação é deixar ferver mais um pouco, o pior é que depois de apagarmos o lume o açúcar arrefece e carameliza.
    Se ao fazermos o teste e ele fizer estrada, está no ponto :)
    Espero ter ajudado e muito obrigada pela visita.
    Romã :*

    ResponderEliminar
  4. Sempre útil a sua dica do ponto de estrada nas compotas!

    ResponderEliminar