domingo, 2 de março de 2014

"Bê-a-Bá na Cozinha" - Molho Béchamel


Muitas vezes ao lermos e ao seguirmos as receitas deparamo-nos com preparados, que são básicos para quem gosta de cozinhar, mas complicados ou até desconhecidos para quem se aventura pela primeira vez na cozinha.
A pensar em quem agora descobre o maravilhoso mundo da culinária e está a dar os primeiros passos na arte de cozinhar, crio a rubrica "Bê a Bá na Cozinha", para registar léxicos e técnicas utilizadas, e, partilhar o que sei e vou aprendendo, na minha busca incessante por saber mais e melhorar o meu dia-a-dia na cozinha, sem ser "Chef". Aliás, todos nós somos "Chefs", amadores é certo,  na nossa própria cozinha, porque quem gosta de cozinhar, tenta aprender e evoluir dando sempre o seu melhor.


Um dos molhos ao qual recorro muitas vezes, dado a multiplicidade de aplicações, é o Molho Béchamel.
Este molho é indispensável em culinária, com ele podemos "inventar" saborosos aproveitamentos, sendo um excelente auxiliar na cozinha económica, além de dar a textura cremosa a qualquer gratinado. E sendo caseiro, os pratos ficam sem dúvida bem melhores. Fica a receita, passo-a-passo, para exemplificar que não há qualquer dificuldade em conseguir um cremoso molho, sem grumos,

Receita Base do Molho Bechamel
5 dl de leite ( 6 dl, se quiser um molho mais líquido)
50g margarina
60g de farinha de trigo
Sal, pimenta, noz-moscada q.b.

Levar o leite ao lume até ferver.
Num tacho pequeno, aquecer a margarina, quando derreter, junte-lhe a farinha e mexa muito bem, com a colher de pau deixando cozer em lume brando, cerca de 1 ou 2 minutos.
Junte depois o leite quente em fio, mexendo sempre muito bem para não granular. (Este passo é muito importante, para não criar grumos, mas se isso acontecer, a varinha mágica resolve).
Depois de juntar o leite todo, deixe ferver 2 minutos, mexendo sempre.
Retire do lume e temperar com sal, pimenta e noz-moscada a gosto.


Sugestão: Se o molho for utilizado com peixes, pode temperar com umas gotas de sumo de limão.
Pode enriquecer juntando uma gema de ovo, mexendo bem, assim que retirar do lume, não devendo voltar a ferver.

Num tachinho levar a margarina a aquecer
Assim que estiver quente, juntar a farinha...
...e mexer de forma a envolver a farinha na margarina.
Envolver bem a farinha com a margarina, mexendo sempre...
... para cozer a farinha com a margarina, até formar uma massa

Assim que formar uma massa, deitar o leite quente, devagar e em fio...

...à medida que se deita o leite, deve-se mexer sempre, até obter um creme.

Após envolver o leite todo, deixar cozer mais 2 minutos, mexendo sempre.

Retirar do lume e temperar com os condimentos indicados

 Agora é só aplicar nas receitas, improvisar, inventar e dar o toque pessoal. Há sempre quem diga que comprar é mais fácil e rápido, mas experimentem fazer o vosso próprio molho e depois digam qual preferem. Não há dúvida que prefiro o caseiro, e com a prática verão que não é assim tão díficil.


Bom Apetite!

4 comentários:

  1. E não há nada como bechamel caseiro. Eu quando oiço dizer que o de compra é a mesma coisa até me arrepio!

    ResponderEliminar
  2. gosto deste tipo de rubricas é sempre bom saber mais de cozinha e as técnicas e preparados bases são sempre uma mais valia e curioso que compro sempre o bechamel:)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra,
      pois foi exactamente a pensar em todos os que não sabem e querem saber mais, que pensei partilhar essa rubrica aqui no Bago. Pois partilham-se muitas receitas, mas às vezes o básico, por ser básico, fica para trás ;) E como eu gosto de encontrar sempre que preciso, e há muita coisa que não sei e continuo a aprender, irei partilhar o que for relevante. Darei o meu contributo, sempre que possível. De qualquer forma, aceitam-se sugestões ;)
      Muito obrigada pelo comentário e espero que agora já não precise comprar molho béchamel de compra. Irá experimentar e depois diga o resultado, combinado?
      Romã:*

      Eliminar