sábado, 28 de setembro de 2013

Compota de Uvas




Os dias frios e cinzentos estão aí, mas basta uma colher de compota, fechar os olhos e vislumbrar as tardes quentes, dos longos dias de Verão, que já são passado. No presente, variados tipos de compota e doces de fruta descansam nas minhas prateleiras, para começar fica uma estreia para mim: Compota ou Doce de Uvas

Ingredientes:
530 uvas de qualidades diferentes (sem as grainhas. Este processo é trabalhoso, mas depois compensa o esforço).
275g açúcar amarelo (a quantidade de açúcar que utilizo é sempre, metade do peso da fruta)
Sumo de um limão pequeno ou médio ( se for muito grande convém ser metade, pois há que equilibrar os sabores)
 
Modo Bimby
No copo deitar as uvas com pele mas sem as graínhas, o limão descascado, cortado em quatro e triturar: 
5 Seg/Vel.5

De seguida marcar 30 Min./ 100º/ Vel.1.  No final deste tempo, validar o ponto do doce. Se estiver muito liquído, marcar mais 10 minutos na mesma temperatura. Fui fazendo até encontrar a textura certa, e para isso recorro ao teste utilizado sempre que se faz doces: ponto estrada (No fundo, é retirar uma colher de doce para um prato ou pires e com a colher passar pelo meio, se fizer uma "estrada", e o doce não escorrer para o meio está no ponto, caso ainda fique um "caminho", meio alagado... convém levar ao lume mais tempo, no caso da cozedura da Bimby, é marcar mais minutos, na mesma velocidade, a 100º, evitei logo a Varoma, porque queria um doce feito lentamente).
Como ainda não estava no ponto certo fui testando, e neste caso concreto, como as uvas eram sumarentas, dada a mistura de qualidades diferentes, precisei de 1h35.

Lá ía marcando 10 Min/ Temp. 100º/Vel.1 +10+10+15+15

No final marquei 2,5 Min/ Temp. Varoma/ Vel.1, o qual precisou ainda de mais 2,5 Min, na mesma temperatura. 

Resultado final, depois de 1h35m

Apesar de utilizar a Bimby, não descurei a forma correcta de elaborar uma compota, pois o tempo de cozedura do açúcar e da fruta é muito importante, basta um minuto mais e, em vez de compota, ficamos com doce cristalizado. A única vantagem em utilizar a Bimby, é que me permitiu afastar do fogão, utilizado o tempo para outras actividades domésticas.

Dica: Mesmo utlizando a Bimby, para fazer compotas ou doces de fruta, validar sempre o ponto adequeado, que no caso dos doces é o PONTO ESTRADA.

A primeira prova acabada de fazer

Modo Tradicional
Levar ao tacho as uvas, o açúcar e o sumo de limão. Se quiser desfazer um pouco as uva, utilizar a varinha mágica, mas com o cuidado de não as transformar em sumo, convém sentir a polpa da uva ( eu pelo menos gosto).
Deixar cozinhar em lume brando, mexendo sempre até conseguir obter a consistência de doce. Ao final de de algum tempo ( 1h30 a 2h), testar o ponto. Se parecer ainda líquido, mas estiver no ponto certo ( Ponto Estrada), desligar e colocar em recipientes próprios para conservar.

Foi a primeira vez que fiz Compota de Uva, mas valeu a pena o resultado. 

No dia seguinte, apresentava esta textura...DELICIOSA!!!

Bom Apetite!




4 comentários:

  1. Gostei da sugestão! Que boa deve estar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luísa,
      ficou deliciosa, bem como eu gosto. Não muito doce, com travo ácido.
      Dá um pouco de trabalho, mas vale o esforço...e para quem costuma ter uvas com fartura em casa, é uma boa sugestão para as escoar
      Bjnhs
      Romã

      Eliminar
  2. Que óptima cor!!! Acho que deve ser óptimo!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Xana,
      De facto estava óptima, ficou mesmo deliciosa, com um toque ácido. parece até que levou gelifcante, mas é a propria pectina da uva que faz o dice ficar assim. Deu um certo trabalho, mas valeu o esforço.
      Beijinhos
      Romã:*

      Eliminar