quarta-feira, 28 de agosto de 2013

"Reciclar é Poupar" - Arroz de Cogumelos e Milho


A semana vai a meio, o mês de Agosto a terminar... Há uma necessidade imperativa de renovar e esvaziar o congelador, escoar alimentos para preparar o mês que se inicia no próximo fim-de-semana.


Segue uma sugestão e não uma receita. Em como se pode aproveitar o caldo que sobra, quando utilizamos a panela de pressão, para guisar carne. Sempre que a utilizo, coloco uma boa "cama" de cebola, alho, cenoura e tomate, que dado ao vapor, resulta sempre numa quantidade generosa de molho. Parte desse molho, gosto de congelar, para utilizar numa refeição rápida, principalmente durante a semana, quando o tempo foge...

Este arroz é um exemplo de como aproveitei 300ml de molho, resultado, da carne guisada na semana passada. 
Ao molho juntei água, na proporção de 2 porções de líquido para uma de arroz carolino, uma lata de cogumelos laminados ( pequena ) e uma chávena de chá de milho congelado ( que foi excelente para acabar com uma embalagem congelada, que clamava para ser usada).
Rectifiquei os temperos, e deixei cozinhar em lume brando, durante 20 minutos. Está pronto, quando o arroz ainda apresenta líquido à vista. Desligo o fogão, tapo e deixo repousar. Assim fica na consistência que eu gosto, nem muito empapado, nem rijo demais.
Para mim, serviu ao almoço, como refeição principal. Terminámos ao jantar, como acompanhamento de uns bifinhos de frango grelhados, com uma salada mista.


Hoje foi o dia de reciclar para poupar!

Bom Apetite!

6 comentários:

  1. Uma optima sugestão.

    Obrigada pela partilha;)

    Beijinhos,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  2. Excelente ideia e o arroz tem um aspecto delicioso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marisa,
      Uma ideia que pode ser feita a gosto :)
      Neste caso juntei cogumelos e milho, mas também fica bem com salsichas, chouriço, frango desfiado, ou legumes como cenoura ralada, feijão-verde em juliana.
      Uma questão de imaginação com o que se tem em casa ou no frigorífico ;)
      Bjnhs
      Romã:*

      Eliminar
  3. Sem dúvida uma excelente sugestão e a praticidade das dicas que deixas acerca do molho é muito útil!! Levo comigo se não te importas :)

    beijinhos

    ResponderEliminar