sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

"Pescada à Gomes de Sá(ra)"



Um nome um tanto estranho, não é? Mas como chamaria a um prato que surgiu assim de repente, com uma sugestão da minha amiga Sara?


A hora de almoço, durante a semana, é uma excelente incubadora de idéias e sugestões para receitas. Esta surgiu quando o tema era peixe cozido com legumes, que uns odeiam, outros adoram (eu pertenço aos que gostam muito, mas a minha cara-metade, nem o pode ver ). A Sara, sugeriu e muito bem, temperá-lo com azeite fervido com dentes de alho, assim o sabor seria sem dúvida diferente.


No caminho para casa, ocorreu-me experimentar uma nova forma de apresentar peixe cozido com os legumes, sem ser da forma convencional.... e de repente, lembrei-me que poderia fazer, como se faz o Bacalhau à Gomes de Sá, só que em vez da cebola, recorri à sugestão da Sara. Ficou muito agradável, e será uma receita a repetir vezes sem conta!

Ingredientes:
Cenouras
Batatas
Brócolos
2 Postas de Pescada
2 Ovos
4 Dentes de Alho
2 dl de azeite ( ou a gosto)
Pão Ralado

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 200º.
Entretanto, cozer os legumes ao vapor, a pescada e os ovos.
Num tacho pequeno, deitar o azeite e os alhos esmagados. Levar ao lume até ferver.
Num recipiente que possa ir ao forno, cobrir o fundo com um fio de azeite simples, e colocar por camadas; em primeiro lugar as batatas e as cenouras cortadas em rodelas ou quartos, de seguida os raminhos de brócolos, o peixe em lascas e por fim o ovo em rodelas.
Regar com o azeite aromatizado com os alhos, e polvilhar com o pão ralado.
Levar ao forno a gratinar, durante 20 a 30 minutos.
( Pode ser feito também para aproveitar sobras de legumes, peixe ou bacalhau. Pode ser uma alternativa à tradicional "roupa velha")



Bom Apetite!

3 comentários: