segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

"Reciclar é Poupar" - Bolo de Pão Ralado aromatizado com Laranja e Canela


" Nada se perde tudo se transforma". Sempre fui anti-desperdício, e nos dias de hoje mais este conceito se enraíza no meu dia-a-dia.
Este bolo é o caso de de uma deliciosa transformação. Nada melhor que uma fatia de bolo caseiro, para acompanhar uma chávena de chá quentinha, num dia frio de Dezembro, e este ficou bem ao meu gosto, seco e com um travo a laranja e canela. Simplesmente saboroso.


Umas fatias de pão que sobraram, que foram ao forno a tostar, para depois encher a caixinha do pão ralado e cascas de uma laranja, da qual só precisava do sumo, voltas dadas e lá saíu um bolinho para o lanche.
Bolo de Pão Ralado. Uma receita que conheço desde miúda, era feito em minha casa, e tem a vantagem de substituir a farinha, além de que evita desperdiçar pão. Já o fiz com nozes, mas de modo tradicional, hoje resolvi adaptar à Bimby e aproveitar a casca de laranja para o aromatizar. A Bimby tem a vantagem de que pulveriza a casca junto com o açúcar, o que permite um aroma intenso.
Quem não tem Bimby, pode fazer com a raspa da uma laranja inteira, o resultado é similar.
 


Ingredientes:
4 Ovos
180g de Açúcar
150g de Pão Ralado
Casca / Raspa de uma Laranja
1 Colher de Sobremesa de Canela
1 Colher de Sobremesa de Fermento em pó
Uma pitada de Sal
Margarina e farinha para untar e polvilhar a forma

Modo Bimby

Pulverizar a casca da laranja junto com o açúcar, 15 Seg/ Vel.10.
Colocar a Borboleta no copo, juntar os ovos ao açúcar, a pitada de sal e bater durante 4 Min/37º/ Vel. 3 1/2. Terminado o tempo retirar a Borboleta e bater mais 4 Min/ Vel. 3 1/2.
Juntar o pão ralado com o fermento e canela, 10 Seg/V3
Levar a forno pré-aquecido a 180º, numa forma untada com margarina, e polvilhada com farinha, durante 30 minutos. Aconselho o teste do palito ( O bolo está pronto, quando o palito sai seco), dado que a cozedura, depende de forno para forno.

Modo Tradicional

Misturar o pão ralado com a canela, a raspa da casca de uma laranja e o fermento em pó.
Entretanto, levantar as claras em castelo, com metade do açúcar e a pitada de sal.
Bater as 4 gemas com o restante açúcar. Juntar as claras em castelo, pão ralado, a canela, e o fermento.
Levar a forno pré-aquecido a 180º, numa forma untada com margarina, e polvilhada com farinha, durante 30 minutos. Aconselho o teste do palito (O bolo está pronto, quando o palito sai seco), dado que a cozedura, depende de forno para forno.




Bom Apetite!

7 comentários:

  1. um rico bolo minha amiga, um bolo perfeito bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Fica um belo bolo e o facto de ser feito como aproveitamento é melhor ainda!
    Não conhecia esta receita, obrigada pela partilha.
    bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Rita,
      Os bolos com pão ralado ficam óptimos.Uma boa desculpa para aproveitar o pão que sobra ;)

      Eliminar
  3. Com pão ralado é uma ideia mesmo interessante!

    ResponderEliminar
  4. Ao passar pela net encontrei o seu blog , que me chamou à atenção li a primeira postagem e folhe-ei mais lagumas, é um blog feito com muito entusiasmo, e dedicação, gostei do conteúdo e quero deixar os meus parabéns, quando encontro um blog bom deixo sempre um comentário e um convite.Ficarei grato se me der a honra da sua visita no meu blog O Peregrino E Servo. Se desejar seguir eu sempre vou retribuir seguindo seu blog também.
    Sou António Batalha, cristão evangelico. Deixo a minha benção, e a paz de Jesus.
    PS.Ao seguir meu blog faça-o de forma a que eu possa encontrar o seu blog, para que possa segui também.

    ResponderEliminar