domingo, 21 de outubro de 2012

Outono dá-nos Marmelos e a Bimby Marmelada!



Não tenho nenhuma estação anual preferida. Quando penso em cada uma delas, vejo que gosto de todas sem excepção e não consigo encontrar uma razão que torne alguma preferencial. Adoro os dias de chuva, o frio do Inverno, as manhãs quentes de Verão, os dias longos da Primavera e as cores quentes do Outono. Estamos em Outubro e as bancas das frutas começam a pintar-se de tons vermelhos das romãs, laranja dos dióspiros e clementinas, castanho das castanhas e amarelo dos marmelos. Aqui por casa, estes últimos têm sempre um destino bem docinho: marmelada.



Ainda me recordo das tardes de Outono da minha infância, em que preparar marmelada e geleia exigia uma tarde demorada, na cozinha, com a minha mãe e avó. Bons tempos, onde a vida parecia andar em câmara lenta e todos os momentos, eram bem saboreados. Hoje em dia, corremos, o tempo voa e parece que o amanhã num instante se transforma em ontem. O ritual de preparar compotas e marmelada, deixou de ser um quadro familiar, com uma parafernália de utensílios, para numa hora e, sem colher-de-pau em volta do tacho, obter a marmelada perfeita. 
Dantes fazia a marmelada rápida, com a varinha mágica. Depois que a Bimby passou a ser o meu braço direito, não a dispenso. Eis então a receita, como a preparo actualmente.

Ingredientes:
700g de marmelos (com casca, mas sem o caroço)
350g de açúcar amarelo

Modo de Preparação



No copo deitar os marmelos e o açúcar e triturar durante 30 seg/ Vel. 5-7-9



 Com a ajuda da espátula, limpar tudo o que tiver ficado nas paredes do copo, para que não fique cru e programar 30 Min/ 100º/ Vel.3.



Colocar em  recipientes e deixar arrefecer num local fresco.




Bom Apetite!


6 comentários:

  1. Olá Argas,
    recomendo é tão boa feita na Bimby :)
    Obrigada pela visita e um beijinho
    Romã :*

    ResponderEliminar
  2. Também tenho a minha marmeladucha feita e pronta a saborear. Viva o Outono!
    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Olá Romã tudo bem?
    A tua marmelada ficou 5****aqui na minha casa eu sou a maior Bimba e como tal tenho que fazer manual mas é boa na mesma...beijinho.

    ResponderEliminar
  4. também fiz no outro dia na minha Mycook e ficou deliciosa, tenho agendada para postar daqui a algum tempo.

    ResponderEliminar