terça-feira, 8 de maio de 2012

Arroz-Doce Sem Ovos...


No regresso a casa, ao final de um  dia de trabalho, sentia-me cansada e triste. O tempo não ajudava. O dia esteve sempre chuvoso, cinzento e ao conduzir para casa o nevoeiro adensava-se... Tal como aqueles dias invernosos, apetecía-me algo quente que confortasse a alma. A minha cara-metade partilhava do mesmo sentimento o que fez que saísse este  cremoso Arroz-Doce Sem Ovos...mas  amarelinho.

Sempre gostei do Arroz-Doce bem cremoso, tal como a minha mãe sempre fez. A falta de tempo, para estar de volta do tacho a mexer, evitava que o fizesse, ficando o desejo guardado para quando fosse a casa da mãe, pois ela tem uma mão fabulosa para o fazer. Assim que a Bimby entrou na minha cozinha, passei a ser eu a  levá-lo para casa dela, pois ele fica tão bom, como o que a mummy faz... e dá muito menos trabalho, isso é um facto!

Experimentei a receita do Livro Base e gostei. Mas ao descobrir a receita da Luisa Alexandra, não quis outra! Fica excelente, pois a Farinha Custard dá-lhe um tom amarelinho e um aroma bem agradável.
A única alteração que faço, é que muitas vezes substituo a casca de limão pela da laranja, ou então junto as duas, que lhe dá um toque cítrico fabuloso, mesmo ao meu gosto.




Modo Bimby

Ingredientes:
1 Litro de Leite ( utilizo sempre Meio-Gordo)
130g de Arroz ( Carolino ou Risotto)
1 Casca de Limão ( eu deito sempre 2 a 3 de limão ou laranja, ou então junto ambas)
1 Pau de Canela
1 Pitada de Sal
100g de Açúcar
4 Colheres ( Sopa) rasas de Farinha Custard
Canela em Pó para decorar.



No copo da Bimby, deitar o leite, o arroz, a casca de limão, o pau de canela e o sal.

Programar 45 Min/ 90º/ Vel. Colher Inversa.

Quando terminar o tempo, adicionar o açúcar misturado com a Farinha Custard, mexer um pouco ( geralmente deito mais um pouco de leite, para dissolver o açúcar e a farinha). Deitar a mistura no copo e misturar com a espátula para incorporar no arroz e programar mais 10 Min/ 90º/ Vel. Colher Inversa

O resultado é sempre cinco estrelas!!!!



Modo Tradicional

Deixo também a receita que a minha mãe faz, com Leite Creme Royal ( pois a minha mãe sempre evitou usar os ovos e assim ficava cremoso, bem ao gosto de toda a família).

Ingredientes:
1 Carteira de Leite Creme Royal
1 Litro de Leite
250g de Arroz Carolino
3 dl de Água
200g de Açúcar ( utilizo só 150g)
1 Casca de Limão ( utilizo sempre 2, ou misturo casca de limão e laranja, dá um toque muito agradável)
1 Pau de Canela
1 Pitada de Sal
Canela em Pó ( decoração)

Deitar o arroz na água a ferver, temperada com sal, e quando retomar fervura deixe cozer durante 5 minutos.

Juntar metade da porção do leite quente, a casca do limão ( e/ou da laranja ) e o pau de canela.

Deixar cozer durante mais 12 minutos. Adicionar por fim o açúcar e o Leite Creme Royal desfeito no restante leite frio. Deixar ferver um minuto. Retirar do calor e servir polvilhado com canela.
( Refiro a ROYAL, como marca sempre utilizada em minha casa e cujo resultado foi sempre excelente, logo a qualidade dos produtos é para mim um factor primordial nas minhas receitas, e por vezes é o suficiente para sairem diferentes quando substituo por outra marca).

Bom Apetite!


6 comentários:

  1. Ficou muito bem amiga, maravilha....bjokitas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belinha,
      este fica tão bom como o da minha mãe, embora o da mãe saiba sempre melhor ;)
      Beijinhos Romã

      Eliminar
  2. Cá em casa também sigo sempre assim a receita, sem o ovos e com a farinha custard fica bem mais cremoso e apetitoso.

    beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luisa,
      Muito obrigada pela tua receita, pois é a que ficou eleita cá por casa. Arroz-Doce na Bimby, só esta... não quero outra ;)
      Beijinhos
      Romã

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Lurdes,
      Não deve ser... acredita que é :)
      Muito obrigada pela visita e pelo comentário.
      Beijinhos
      Romã

      Eliminar