sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

"Reciclar é Poupar" - Empadão da Nini


A Nini é a minha mãe! Foi assim baptizada pelo meu afilhado quando tomou conta dele até entrar no infantário, e pouco tempo depois tornou-se "Ama" por acidente. 
De 1989 até há bem pouco tempo, ganhou muitos netos e eu sobrinhos. Hoje estão a acabar os seus cursos, já namoram e de repente olho para trás e vejo, como o tempo voou... 
Vi-os crescer, dei-lhes a papa, mudei fraldas, não perdi as festas no infantário, tirei imensas fotos, que guardo religiosamente. Ao fim destes anos, tenho orgulho nos meninos que vi crescer, em como adoram a minha mãe e o carinho que lhe têm. A minha mãe semeou muito amor e hoje o retorno é grande pela amizade retribuída.

Este empadão está aqui pela minha querida M., que está a estudar em Itália e que passou por cá o Natal. Ela adora o empadão da minha mãe ( aliás como toda a comida que a Nini confecciona), e quando combinou visitá-la, o almoço era nem mais que um maravilhoso empadão, que por muito que faça igual, o da minha mãe é sempre melhor!!!
Como a M. adora cozinhar, nesse mesmo dia lhe prometi que quando fizesse, publicaria a receita no blogue.

O prometido é devido e aqui está o empadão, tal como aprendi a fazer com a minha mãe. Em minha casa, o Empadão era uma refeição para reciclar, quando se fazia o cozido à portuguesa, ou carne estufada. Assim fiz, aproveitei a ocasião de um cozido à portuguesa, feito para o almoço de domingo, para com a carne de vaca, porco e o chouriço que sobraram confeccionar uma das minhas comidas mais gulosas, e bem reconfortantes,  no frio de Inverno: Empadão.




Ingredientes:
Recheio
Carne cozida ou estufada
Chouriço
1 Cebola
2 a 3 Dentes de Alho
1 Cenoura  ( Facultativo)
Azeite
1 Folha de Louro
1 dl Vinho Branco ( ou a gosto)
Salsa q.b.
Sal, Pimenta ( utilizo sempre as 5 Bagas da Margão) e Noz-Moscada q.b.

Puré de Batata
1 kg Batata roxa aos pedaços ( ideal para puré)
370g de Leite
60g de Manteiga
Sal e Noz-Moscada

Modo de Preparação:
Puré na Bimby:
No copo colocar todos os ingredientes, excepto a manteiga. Marcar 30m/ Temp.90º/ Vel.1
Adicionar a manteiga e triturar 20 Seg./Vel.3
Rectificar os temperos e adicionar liquído a seu gosto. Se gostar de um puré mais liquído, acrescente leite.

Recheio:
Na picadora picar a carne, o chouriço cozidos e um pouco de salsa. Retirar para um recipiente e reservar. Aproveitar e picar uma cebola, 2 a 3 dentes de alho e uma cenoura, que depois de picados vão ao lume  num tacho com o fundo coberto de azeite a refogar. Mexer e juntar a carne picada, envolver e refrescar com um pouco de vinho branco. Mexer até o preparado se apresentar seco e solto. Rectificar os têmperos.
Reservar.

1. Pré-aquecer o forno a 200º
2. Preparar o Puré na Bimby, ou colocar a cozer as batatas para fazer o puré, de modo tradicional. Para ser mais rápido, pode optar pelo pré-congelado ( disponível em várias marcas e marcas brancas de qualidade). Confesso que desde que tenho a Bimby, nunca mais recorri ao de compra.
3. Enquanto a Bimby prepara o Puré de Batata, fazer o recheio.
4. Untar um pirex ou recipiente que possa ir ao forno, deitar uma camada de puré de batata, espalhar sobre a mesma o recheio e cobrir com o restante puré.
5. Bater um ovo e deitar por cima, usando um garfo para o espalhar, ficam assim os pequenos desenhos traçados.
6. Levar a forno pré-aquecido a 200º, cerca de 20 a 30 minutos, até ganhar uma crosta dourada.





 Bom Apetite!




10 comentários:

  1. cá em casa também se usa esta moda MUITO boa e saborosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mané,
      Acho que não háninguém que não goste de empadão ;)
      Hummm para mim e´dos meus pratos favoritos eheheheh.
      Obrigada pela tua visita e comentário.
      Bjnhs
      Romã

      Eliminar
  2. É sem dúvida o melhor empadão que já comi na vida.. e só de olhar para estas fotografias já me dá água na boca :)
    Acho que vou testar aqui em Itália.
    Obrigada Bago.
    M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. M.
      Por incrível que pareça, hoje almocei na Nini e qual o espanto, quando sai do forno um belo empadão :)
      Falei em ti e na receita que publiquei, nem de propósito.
      Beijinhos grandes com saudades :)))
      Romã :*

      Eliminar
  3. As receitas que passam de geração em geração trazem sempre muito boas recordações, por isso mesmo nos reconfortam tanto!
    Gostei imenso do aspecto do teu empadão, mesmo muito apetitoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa,
      De facto a cozinha é um acto de amor e de perpetuar memórias; estas receitas são reconfortantes :)
      Obrigada pela mensagem.
      Romã :*

      Eliminar
  4. Tão apetitoso que está, que quase apetece propor para o jantar especial que todas gostamos de ter no dia de S. Valentim!
    Bom S. Valentim para ti e para o teu Cavaleiro Andante
    Beijoca

    ResponderEliminar
  5. Paula,
    Obrigada pela visita e pelos votos :)
    Beijinhos para os dois :)
    Romã :*

    ResponderEliminar