quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

"Matar dois coelhos de uma cajadada só"...


Cada prato que faço nunca me sai igual. Faço tudo a olho, e confesso que o resultado é sempre melhor do que quando sigo uma receita à risca... Este coelho estufado na panela de pressão, foi um desses casos.

A vantagem de cozinhar na panela de pressão, para além da rapidez, é a de ser mais saudável, porque cozinha sem refogar, bem como, permite confeccionar  um saborosíssimo arroz de coelho, dado o abundante molho que cria, como exemplifica a foto abaixo.



Pode-se mesmo dizer que "que matei dois coelhos de uma só cajadada", isto porque o coelho cozinhado na panela de pressão, deu para duas refeições diferentes: Coelho estufado acompanhado com puré de batata e Arroz de Coelho, tudo feito na mesma panela.

Guardei numa tupperware, para outra refeição a quantidade de carne e molho para acompanhar a gosto, no momento de servir, e aproveitei o restante para fazer o arroz, porque este fica sempre bom para comer no próprio dia, bem malandrinho.



Não deixo bem uma receita, mas sim uma sugestão para poupar tempo na cozinha.
Na panela de pressão, deitar uma cebola grande picada, 2 dentes de alho picadinhos e uma cenoura às rodelas. Por cima colocar o coelho partido e temperar:
Com sal, noz-moscada, pimenta ( uso 5 Bagas da Margão), uma folha de louro e salsa. Num copo ( 200 ml ) deitar 1 colher de sobremesa de colorau, azeite, 2 colheres de sopa de polpa de tomate, vinho tinto, mexer bem e deitar por cima do coelho. Deitar mais um copo de vinho tinto e água. Polvilhar com uma colher das de sopa de ervas-de provence e tapar. Levar ao lume e quando começar a ferver, baixar o lume e conte mais ou menos 20 minutos. Sinto que está pronto quando a cozinha fica perfumada...

Para fazer o arroz, ver a quantidade de molho e calcular a porção a utilizar. Geralmente deito apenas uma chávena de 250ml de arroz, para o equivalente a 3 chávenas de líquido.
Quando estiver a ferver, deito o arroz e mexo. Coze mais ou menos em 15 minutos, porque acaba de cozinhar após apagar o lume. Desta forma, fica na consistência certa, para não empapar.

(Pronto para levar para o almoço do dia seguinte)

Bom Apetite!


4 comentários:

  1. ficou com muito bom aspecto (normalmente não faço nada na panela de pressão...)
    :)

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Comandante Luz,
    Li o seu comentário, o qual agradeço imenso. Peço desde já desculpa, dado o ter eliminado por acidente, ao eliminar um comentário com SPAM :(
    Ainda bem que gostou da sugestão e de facto, todos damos o nosso toque especial, aos nossos cozinhados ;)
    Beijinhos
    Romã :*

    ResponderEliminar