domingo, 23 de janeiro de 2011

Empadão de Puré de Chuchu com Carne



Chuchu ou Pimpinela ou Caiota
 De fácil digestão, rico em fibras, potássio, Vitamina A e C e com baixo valor calórico, ideal para quem pretende perder ou manter o peso, o chuchu, mais conhecido na Madeira como Pimpinela  ou nos Açores como Caiota ou Caioca, é um fruto que consta habitualmente da minha lista de compras. 
Utilizo-o frequentemente em sopas como substituto da batata, pois nunca me aventurei por outras formas de confecção,  até ao dia em que uma quantidade generosa deles me foi ofertada. Para fazer face a tanto chuchu, fui em busca de receitas para variar a ementa, sem ter como destino único, as sopas. Nessa aventura em busca de uma receita diferente , encontrei no "Pecado da Gula" , a inspiração para o empadão que aqui apresento.

Fiz uma ligeira adaptação, que me surpreendeu pela positiva. Uma excelente alternativa ao vulgar empadão com puré de batata.

Chuchu depois de descascado e limpo
 
 Ingredientes:

Puré
4 chuchus/pimpinelas/ caiotas grandes
2 colheres de margarina
4 colheres de sopa de Farinha
50 g de queijo ralado
1/2 chávena de chá de leite
sal, pimenta e noz-moscada
1 colher de chá de fermento em pó
3 ovos ( só as claras, sendo as gemas aproveitadas no recheio)


Recheio:
500g de carne picada
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 folha de louro
1 colher de chá de pimentão-doce
sal, pimenta e noz-moscada

Preparação:
Arranjar os chuchus e levá-los a cozer até ficarem macios. Escorrer e amassá-los (utilizei um esmagador de batata para o efeito). Deixar arrefecer para continuar com o puré.

Entretanto preparar o recheio. Num tacho, deitar a cebola e o alho picados com o azeite e levar ao lume.
Quando a cebola estalar deitar a carne, a folha de louro e mexer. Temperar com sal, pimenta ( eu utilizo as 5 Bagas da Margão), noz-moscada e o pimentão-doce. Deixar cozinhar em lume brando.
Quando pronto e com o lume apagado, juntar as gemas de ovo batidas, a  salsa picada e envolver. O recheio está pronto.

Bater as claras em castelo e reservar.

Derreter a margarina no leite quente, onde se junta a farinha. Bater  tudo, de forma a ficar um creme que se adiciona de seguida aos chuchus. Temperar com sal. pimenta e noz-moscada.
Por fim envolver o queijo ralado, as claras batidas em castelo e o fermento em pó.

Num recipiente refractário, previamente untado com manteiga e polvilhado com pão ralado ou farinha, deitar metade do puré, o recheio e finalizar com o restante puré. Polvilhar com queijo ralado (opcional) e levar ao forno previamente aquecido a 180º, durante 25 a 30 minutos.

Acompanhar com uma salada a gosto.

Bom Apetite!












domingo, 16 de janeiro de 2011

"Reciclar é Poupar" - Franguinho de Tomatada


Findas as festas, é tempo de voltar à rotina diária. A minha está um pouco alterada, dado que estou a finalizar um curso pós-laboral, de Formação Pedagógica de Formadores. Como deverão calcular o tempo disponível para a cozinha limita-se ao básico e parte do consumo baseia-se em refeições que preparei antecipadamente e congelei ( em preparação para publicação em breve). As sopas são assim o recurso mais apetecível dado que as minhas horas de jantar são mais propriamente horas de ceia.
Tenho saudades da minha cozinha, de mergulhar nos livros e revistas com tantas receitas para experimentar, tenho saudades do Bago, mas em breve voltarei à normalidade. Espero!
Nestas alturas em que o tempo e a disposição me afastam da cozinha, recorro muitas vezes a um franguinho assado de compra para uma refeição rápida. Normalmente desse frango ( para 2 ), sobra sempre para mais uma refeição, em que se recicla numa quiche ou numa tortilha ou então em molhinho de tomate que pode ser acompanhado com esparguete, como o que hoje apresento.

  • Frango Cozido ou Assado desfiado ( sobras, mais ou menos 250 a 300g )
  • 1 Cebola pequena
  • 1 dente de alho
  • azeite
  • 1 folha de louro
  • 2 a 3 tomates frescos ou 1 lata de tomate pelado pequena
  • sal, pimenta, noz -moscada, açúcar.
Num tacho pequeno cobrir o fundo de azeite, deitar a cebola, o alho picadinhos e a folha de louro até a cebola ficar translúcida. 

Deitar o tomate cortado em cubinhos, se for de lata, adicionar também o liquído. Temperar de sal, pimenta, noz-moscada e açúcar ( deito sempre uma colher de chá para cortar o ácido do tomate).
Mexer e deixar cozinhar. (Costumo borrificar com vinho branco e deixo apurar um pouco).

De seguida, juntar o frango ao molho de tomate e deixar ferver uns minutos.

Acompanhar a gosto. Geralmente acompanha bem com massas, arroz branco ou puré de batata.

Nota: Esta receita foi feita para aproveitar frango assado, mas poderá ser feita em maior quantidade com  galinha, frango cozido.

Bom Apetite!

Imprimir Receita