quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Atum fresco...de cebolada!


Novembro passou num ápice, e sem dar conta os Brigadeiros de Chocolate foram reis e senhores do mês. A cozinha da Romã, foi simples, pois as múltiplas tarefas extra a que me dedico "roubaram" tempo ao Bago... mas não à vontade de experimentar novos sabores:  Atum Fresco.
 
Adoro atum, sim adoro mesmo!!! Sempre o consumi enlatado, ou em frasco ao natural. Fresco, não sei porquê, nunca me atraíu. Sempre que passava pela banca da peixaria, nunca chamou por mim. Mas, como em tudo na vida, há momentos em que estamos predispostos a novos sabores, novas experiências e, de facto, isso tem-se passado comigo ultimamente, dando por mim interessada em cozinhar alimentos que nunca ousei comprar. Atum fresco nunca me atrevi a comer, quanto mais a cozinhar. Não sei porquê, mas não lhe achava graça...

Um belo dia, ao ir à peixaria, vi umas belas postas de atum e, curiosa, perguntei qual a melhor maneira de cozinhar. A senhora que me atendeu, disse que ficava muito bom de cebolada. Cortou a posta em 4 bifes e lá vim para casa, a estudar a melhor forma de o confeccionar.


Envolta no meu  mar de revistas e livros de cozinha, ideia de um lado, ideia de outro, sugestões e dicas, coloquei o avental, e comecei por marinar o atum.
Uma das dicas era que o atum ficava mais saboroso, se o deixassse marinar em azeite temperado e alho picado, temperado de sal e pimenta. Assim fiz.
Outra dica muito importante, é que o atum não necessita de muita cozedura, pois caso contrário, fica muito seco, tipo palha. Desta forma, enquanto o atum marinava, preparei uma boa cebolada, à qual adicionei o atum no final:
Num tacho, cobri o fundo com o azeite. Cortei 2 cebolas médias (ou uma grande) em rodelas, piquei 2 dentes de alho e juntei ao azeite com uma folha de louro. Num copo, deitei uma colher de chá de colorau, uma  colher  de sopa de polpa de tomate e 2 dl de vinho branco. Mexi e deitei na cebolada, deixando ferver. Assim que a cebola ficou "molinha" juntei os bifes de atum sobre a cebolada e refresquei com uma colher de sopa de vinagre. Vigiei os bifes para não passarem do ponto, pois num instante ficam cozinhados.
Acompanhei com batata cozida. 

Gostei e irei repetir!!!

Bom Apetite!

9 comentários:

  1. Ficou mesmpo apetitoso Romãzinha, também adoro atum e dessa forma hummm nem te conto...

    beijinhos amiga, restinho de bom feriado!

    ResponderEliminar
  2. FICOU EXCELENTE Á MUITOS ANOS QUE NÃO COMO.
    BJS

    ResponderEliminar
  3. O meu marido adora atum fresco. acho que ele se babava com esse pratinho :)
    um beijinho querida

    ResponderEliminar
  4. Ficou com óptimo aspecto.
    Gosto imenso de atum fresco de cebolada.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Mariana, São, Xana e Autora do Blog,
    Eu passei a gostar de Atum fresco já tenho mais opções para pratos de peixe, quando for às compras :)
    De facto é delicioso.
    Obrigada pela vossa visita e pelos comentários.
    Romã:*

    ResponderEliminar
  6. Que ar delicioso! E o sabor deve estar ainda melhor que o aspecto! Beijoca

    ResponderEliminar
  7. Estou a experimentar e para já.. O ceiro e aspeto prometem....

    ResponderEliminar
  8. Vou experimentar, já comecei a fazer ;)

    ResponderEliminar
  9. Depois de experimentar, gostei muito!
    Sem dúvida para repetir.
    Obrigada Bago de Romã!

    ResponderEliminar