domingo, 30 de outubro de 2011

Medalhões de Perca no Forno aromatizados com Ervas da Provença


A chegada súbita dos dias invernosos, frios e molhados reportam-nos para pratos de forno, sempre bem saborosos e reconfortantes para o corpo e alma.
O peixe assado no forno, consta da ementa anual da Romã, é repetido vezes sem conta, sendo um prato que me delícia desde pequena e uma forma do J. comer peixe (ao qual faz sempre caretas, visto ser um carnívoro por excelência). Habitualmente faço a receita aprendida com a minha mãe,e utilizo muito o Pargo ou Pargo Mulato, inteiro com golpes, que fazem umas postas apresentáveis e saborosas. Mas desta vez, não tinha peixe inteiro, e no congelador estavam uns medalhões de Perca que tinha comprado fresquinhos, para estufar, os quais me  lembrei de fazer no forno, tal como cozinho normalmente o peixe assado; o resultado foi excelente e a repetir. Os medalhões ficaram no ponto, a fazer lascas e sem espinhas, ou seja, ideais para as crianças e para todos os que não gostam de peixe, pelo trabalho de retirar as espinhas.



Ingredientes:
Peixe
1 Cebola grande
3 Dentes de Alho
Azeite
1 colher de chá de Colorau ou Pimentão Doce
2 dl ou 1 Copo de Vinho Branco
1 Colher de sopa Polpa de Tomate ou 2 Tomates frescos
Sal, 5 Bagas da Margão ou Pimenta Preta.
Ervas de Provence q.b.(são uma mistura de ervas aromáticas tais como:tomilho, alecrim, segurelha e oregãos) - Para hipertensos, recomendo a mesma receita sem sal, utilizar apenas as ervas de provence, pois dado o seu sabor acentuado, aromatizam o peixe, sendo o sal dispensável.

Modo de Preparação:
  1. Pré-aquecer o forno a 240º ( forte).
  2. Num recipiente de levar ao forno, colocar uma camada de cebola às rodelas e dispôr os medalhões na cama de cebola.
  3. Picar os dentes de alho bem picadinhos e salpicar os medalhões. Temperar de sal, 5 Bagas ou Pimenta Preta. Entrentanto, dissolver o colorau e a polpa de tomate no vinho branco e deitar por cima do peixe.
  4. Voltar os medalhões para ficarem temperados por igual e deixar uns minutos antes de colocar no forno para tomarem o gosto do tempero.
  5. Aproveito o copo, onde fiz a mistura para dissolver os resto da mesma em água e verter no peixe, para formar mais líquido, dado que 2 dl é pouco liquído e acabo por juntar por vezes, mais um ou 2 copos de água, isso é visto na hora e fica ao critério de quem está a fazer, pois depende da quantidade de cebola, do peixe, etc.
  6. Por fim, polvilhar com as ervas da provença, que dão um sabor único, pois a mistura das ervas aromáticas é intensa e permite assim reduzir a quantidade de sal utilizada.
  7. Levar ao forno médio, 220º cerca de 30 minutos. Colocar a meio do forno. O tempo varia conforme o forno. Convém vigiar, pois depende de forno para forno.
  8. Entretanto preparar o acompanhamento. Eu nunca coloco as batatas ao mesmo tempo. Normalmente, acompanho com batata assada à parte, ou cozida/frita em cubos que adiciono ao peixe e levo ao forno mais uns 5 minutos. As batatas acabam por amolecer no molho do peixe assado.
  9. Acompanhar com salada ou legumes cozidos a gosto.



Servi com uma salada a gosto.


Bom Apetite! 


Fotos: Romã (c)


6 comentários:

  1. Cada vez mais utilizo ervas aromáticas. São uma excelente forma de cortar no sal e acrescentar sabor. Gostei muito desta sugestão!
    Bj
    e boa semana
    Patrícia

    ResponderEliminar
  2. Esse prato está divino Romãzinha, adorei a tua sugestão pois eu nunca resisto a um belo peixinho

    beijokas docinhas com amizade e tem uma boa semana!!

    ResponderEliminar
  3. Patrícia,
    Sem dúvida as ervas aromáticas são a minha opção, para uma cozinha mais saudável. A minha mãe é hipertensa e sempre substituíu o sal por ervas aromáticas. Foi assim que me fui habituando e hoje em dia, fazem parte dos meus temperos ;)
    Beijinho e boa semana :)

    Mariana,
    Tal como tu eu também não resisto a um bom peixinho.
    Beijinhos para tim também, com muita amizade e uma boa semana :)

    Agradeço do fundo do coração a vossa visita e os vossos comentários tão simpáticos :D
    Romã:*

    ResponderEliminar
  4. Eu uso imenso ervas aromáticas e já há anos... Ficou excelente o teu peixe :) Adoro perca
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Xana,
    São excelentes. Habituei-me desde pequena com a minha mãe e continuo a adorar a sempre a experimentar novas combinações.
    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  6. Gostei mesmo desta sugestão!
    Quero agradecer os comentários no meu blog e pedir desculpa por não retribuir sempre, mas é que o tempo nem sempre dá para tudo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar