domingo, 12 de junho de 2011

Tiramisu de Ginjinha de Óbidos com Framboesas


Esta pecaminosa sobremesa foi feita para um almoço de familia, mais propriamente para o dia de Páscoa. Portanto, um pouco atrasada, é certo, mas uma  sugestão ideal para uma sobremesa de Verão, servida bem fresquinha.
Por tradição, no dia de Páscoa, o almoço é sempre em casa dos nossos queridos "compadres", que fazem todo o gosto em festejar com a família mais chegada, este dia bem como, o almoço de Natal e do dia de Ano Novo. Momento esse, que vivemos e partilhamos com muita alegria. Daí, as sobremesas ficarem encarregues a quem é convidado, que por costume, já tem doces assíduos na lista. Há um pormenor, acabamos por personalizar e há sempre algo dedicado a cada um em especial.
Uma delas, a Coroa Exótica de Laranja ,é especialmente dedicada ao meu sogro. Como diabético, fica sempre restrito na hora da gulodice, assim partilha a hora da sobremesa sem complexos de culpa, e outra é  uma SURPRESA: este ano foi um "Tiramisu de Ginjinha e Framboesas", que ficou divinal e ainda hoje, fico com água na boca, sempre que vejo as fotos.
Tudo começou com um livro de receitas, que trouxe este ano de Angoulême, dedicado a Tiramisu, Panna Cotta e Cheesecakes, onde me saltou à vista um Tiramisu de Framboesas. Ao confeccioná-lo, dei o meu toque pessoal e o resultado, foi uma agradável e doce surpresa. Esta ficou na lista das eleitas e pedida para ser repetida brevemente.


Ingredientes:
400g de Mascarpone
4 Ovos
160g de Açúcar
250g de Framboesas Frescas
20 Palitos de La Reine
5 cl de Licor de Framboesa ou Ginja
2 colheres de sopa de Cacau
 ( Esta é a receita original, eu dupliquei as quantidades, e a Ginjinha foi a olho, pois a quantidade indicada não chegou, portanto, deitei há medida que ía embebendo os palitos).

Modo Tradicional
1. Numa tigela bater o açúcar com as gemas dos ovos, até ficar um creme esbranquiçado. Juntar o Mascarpone e bater energicamente.
2. Bater as claras em castelo firme. Envolver delicadamente no creme preparado anteriormente e reservar.
3. Misturar o licor ( Ginjinha de Óbidos ), com um pouco de água e deitar num prato de sopa, Embeber, neste liquído os palitos de la reine, um a um.
4. Numa taça grande, ou em taças individuais, montar a sobremesa:
Colocar metade dos Palitos de la Reine, metade do creme, restantes palitos, as framboesas ( reservar umas quantas para a decoração) e finalmente o restante creme. Decorar com as framboesas e o cacau em pó.
Saliento que esta é a receita original, mas fi-la de outra forma, adaptei-a à Bimby e dada a quantidade e o formato da taça, onde seria servida, acabei por montar, alternadamente, a várias camadas de palitos embebidos, creme e finalizando com as framboesas, como decoração ( como descreve a foto).


Modo Bimby
1. No copo bater as gemas dos ovos com o açúcar, 6 Min./ 37º/ Vel. 4, até obter um creme esbranquiçado.
2. A este preparado, adicionei o queijo Mascarpone, e bati mais 1 Min. /Vel. 4.
3. Bater as claras em castelo ( usei a tradicional batedeira). Deitei numa taça o preparado anterior ao qual fui envolvendo delicadamente, as claras em castelo.
4. Misturar o licor ( Ginjinha de Óbidos ), com um pouco de água e deitar num prato de sopa, Embeber, neste liquído os palitos de la reine, um a um.
5. Numa taça grande, fui colocando camadas alternadas de Palitos de La Reine, com o Creme de Mascarpone. No fim terminei com as framboesas e levei ao frigorífico até ao momento de servir.
Aconselho a fazer com umas horas de antecedência, de forma a que os palitos e o creme absorvam o delicado sabor da ginjinha. Servir fresquinho!

Bom Apetite!

Fonte: "Tiramisu, Panna Cotta et Cheesecakes" - Éditions  Hachette pratique. Receita confeccionada no modo Bimby, adaptada por Romã.
Fotos: Romã (c)

8 comentários:

  1. FICOU DE DAR ÁGUA NA BOCA UMA DELICIA....
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Ai k delícia :)... Adorei...
    beijoca

    ResponderEliminar
  3. Que coisa MAIS BOA AMIGA ADOREI....BJOKINHASS

    ResponderEliminar
  4. Deste um toque super original ao tiramisu! excelente! bjks

    ResponderEliminar
  5. Obrigada a todas pela visita e pelos vossos comentários.
    Só posso dizer uma coisa; EXPERIMENTEM e verão como é DIVINAL ;)
    Romã :*

    ResponderEliminar
  6. Ai que delicia, o aspecto está mesmo a convidar para uma colherada!!
    Não se fica com os copitos ?! :-)

    Bjs

    ResponderEliminar