sábado, 12 de fevereiro de 2011

Para matar saudades - Salada La Cabri


Como falei no post anterior, estive uns dias por terras francesas, concretamente em Angoulême, que para quem não faça idéia onde seja, situa-se no Sudoeste de França, a uns 120 km de Bordéus.
França é um país onde me sinto quase em casa, e a sua gastronomia está entre as minhas preferidas, a par com a italiana e a portuguesa, sendo esta para mim a melhor gastronomia do mundo. E para matar saudades de uma das saladas que por lá comi, fiz num destes dias, a Salada La Cabri, em que a particularidade é a de ser servida com queijo de cabra aquecido sobre fatias de pão de forma.
Quero referir um pormenor engraçado, é que nos restaurantes o pão e a água são gratuitos, sendo a primeira coisa que colocam na mesa, assim que fazemos o pedido: Um cesto com a típica baguette e uma garrafa das de vidro com água (da torneira claro). Este tipo de saladas rondam os 9 a 10€, não muito diferente dos preços por cá, atendendo ao nível de vida de cada país, estamos a pagar tudo muito caro, infelizmente.


Ingredientes:
Salada Gourmet ( ou usar mistura de alfaces, ou só alface)
Tomate
Cenoura ralada
Presunto fatiado em fatias muito finas
Pão de Forma
Queijo de Cabra ( Chèvre, que vem em forma de rolo )
Ovo cozido
Acrescentei a gosto pessoal: Tâmaras, Ananás

No prato dispôr a salada gourmet, tomate em gomos ou rodelas, a cenoura ralada, o presunto em fatias bem finas e o ovo às rodelas. Levar ao forno com o grill ligado, as fatias de pão com o queijo para aquecer.
Servir a salada com  as fatias com o queijo aquecido.

Eu em casa, dei-lhe um toque diferente e como gosto do contraste do salgado, dado pelo presunto e pelo queijo de cabra, e do doce da fruta, adicionei umas tâmaras descaroçadas cortadas em rodelas e ananás cortado em pedaços.

Infelizmente a salada foi feita para um jantar, durante a semana, daqueles dias bem atribulados, que nem deu para tirar foto;  assim fica o registo da original, saboreada em Angoulême, num belo dia, soalheiro e frio de Janeiro.


Bon Appétit!

9 comentários:

  1. Deve de ficar excelente ;) adorei a sugestão
    Jinhusss

    ResponderEliminar
  2. Hummm que fotos deliciosos e que queijinho tão apetitoso , uma rica salada sem dúvida amiga. Beijinhos e bom resto de fim de semana!!

    ResponderEliminar
  3. Bem bom :)...
    beijinhos e bom domingo querida

    ResponderEliminar
  4. Delicioso! Angouleme deve ser bonito de se ver!

    ResponderEliminar
  5. Uma boa sugestão, eu gosto bastante deste tipo de queijo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Esta salada tem realmente um cheirinho a França... Adoro saladas com queijo!
    Beijinhos,
    Cristina

    ResponderEliminar
  7. Bela sugestão que nos apresentas, adorei a água e o pão ser á borlix aqui também até o pagamos sem o comermos rsrsrsr.

    Beijos
    Joana e Sofia

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito da sugestão, adoro este género de saladas.
    bjss

    ResponderEliminar
  9. Que óptimo aspecto tem esta salada!!!!

    ResponderEliminar