terça-feira, 30 de novembro de 2010

Tarte de Fiambre e Queijo Açoreano


Em homenagem ao "Bistrot da Elvira", um blogue que visito frequentemente e com muito gosto, partilho esta tarte salgada,  que tanto pode ser servida  num lanche ou como refeição principal. Numa das minhas visitas ao seu blogue, assim que vi esta receita fui logo cativada, e a vontade de a experimentar fez com que a registasse na lista de quiches/ tartes a fazer brevemente. 
O resultado não podia ser melhor, o sabor único dos queijos açoreanos torna esta tarte diferente de uma simples e vulgar de queijo e fiambre; quanto ao meu toque pessoal, apenas lhe acrescentei, a gosto ,oregãos secos, em substituição do sal, dado o queijo da ilha ser bastante salgado.

Ingredientes:
1 rolo de massa quebrada ou folhada fresca ( há venda em qualquer supermercado)
1 colher de sopa de pão ralado
200ml de Molho de Béchamel
4 Ovos
200g de Fiambre cortado em cubos pequenos
100g de Queijo S.Jorge ralado em fios
100g de Queijo Flamengo açoreano ralado em fios
 Sal ( não utilizei, dado o queijo da ilha ser bastante salgado), Pimenta q.b.
Oregãos ( Utilizei como substituto do sal, dado o excelente aroma que proporciona e combina, a meu ver, muito bem com queijo).

Preparação:
Preparar o molho Béchamel. ( fiz na Bimby, mas poderá utilizar o de compra).

Pré-aquecer o forno a 190º

Numa tarteira, colocar a massa , picar o fundo e polvilhar com  o pão ralado.

Espalhar os cubos de fiambre e os queijos ralados por cima. Reservar

Bater os ovos juntamente com o molho béchamel. Temperar de sal e pimenta ( eu juntei também noz-moscada ralada no momento) e adicionar oregãos a gosto.

Cobrir o recheio da tarte, com a mistura.

Levar a forno quente 25 a 30 minutos.

Retirar do forno e deixar repousar.

Bom Apetite!


Imprimir Receita

Fonte: Blogue Elvira's Bistrot

domingo, 28 de novembro de 2010

Quadrados Fofos de Maçã

Este bolo ao qual baptizei de "Quadrados Fofos de Maçã", é muito suave e saudável pois não leva gordura e a quantidade de açúcar é tão reduzida, que pode mesmo ser tolerada por pessoas que estão em dieta de emagrecimento e por crianças. Quem prova adora, mesmo não sendo fã de maçãs. Dizem até que é viciante..., em minha casa é, pois desaparece num ápice!
A receita original é da minha sogra ( o bolo dela é inigualável, mesmo seguindo a receita, tal e qual, ninguém faz o bolo como ela ), e como eu adoro este bolo, foi com ele que me aventurei nas adaptações de bolos, feitos na Bimby. E sem sombra de dúvida, fica muito fofo e bom!!!!!!!
As regras são o peso dos ovos em açúcar, metade do peso em farinha, fermento em pó, maçãs e canela. Depois deitar no tabuleiro por camadas alternadas e polvilhadas de açúcar e canela e levar ao forno.
Dífícil? De forma alguma, o mais difícil é aguentar muito tempo sem o comer!

Ingredientes:
5 ovos ( 320g)
Peso do ovos em açúcar ( eu corto sempre no açúcar, reduzo cerca de 100g, pois depende das maçãs utilizadas) ( 220g )
Metade do peso dos ovos em farinha ( 160g)
1 colher de chá de fermento em pó
4 a 5 maçãs ( dependendo do tamanho)
Canela em pó q.b.


 Modo Bimby

1) Colocar a borboleta no copo, e bater os ovos e o açúcar e a pitada de sal, 5 min / Temp. 37º / Vel.4.
Após esse tempo, bater mais 6 min/Vel. 4.

2) Retirar a borboleta e juntar a farinha com o fermento, 30 seg / Vel. 4.

3) Untar um tabuleiro ou forma ( pode fazer quadrados ou mesmo em bolo de forma redonda), com margarina e polvilhar com farinha ou pão ralado ( eu uso sempre pão ralado, fica o bolo mais sequinho).

4) Levar a forno previamente aquecido, a 200º, durante 30 minutos.


Modo Tradicional

1) Bater as gemas dos ovos com o açúcar até obter um creme esbraquiçado e com o dobro do volume.

2) As claras devem ser batidas em castelo bem firme com uma pitada de sal.

3) Adicionar ao creme a farinha peneirada, ao qual foi adicionado previamente o fermento em pó.

4) Envolver delicadamente as claras em castelo, no preparado, com movimentos, de baixo para cima, sem mexer.

5)No tabuleiro previamente untado e polvilhado com pão ralado, deitar uma camada de massa, de forma a cobrir o fundo. Cobrir com as maçãs cortadas em fatias finas. Polvilhar de açúcar e canela.
Deitar nova camada de massa e repetir a operação com a maçã.

6) Levar a forno pré-aquecido, a 200º, duarante 30 minutos. O tempo varia conforme o forno, logo aconselho a fazer o teste do palito ( está pronto, quando este introduzido no bolo, sair seco, sem bolo agarrado).

7) Desenformar quando frio, e cortar em quadrados, de tamanho a gosto.

Bom Apetite!


Imprimir Receita

Fonte: Receitas de Família -  M. S.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

O Meu Bolo de Chocolate Preferido


Decididamente este é o meu de chocolate favorito!
Uma delícia completa; o bolo, o recheio e a cobertura. Perfeito. Tão perfeito, que sempre foi um  bolo de eleição em dias de festa.
Pela primeira vez fui eu a fazê-lo na família, depois de um interregno de 5 anos. Este bolo foi sempre feito pela Tia L., o bolo favorito de todos, amantes ou não de chocolate. Mas a idade avançada, com problemas de saúde à mistura contribuiram para que este se ausentasse das nossas festas, de Aniversário, Natal, Ano Novo e Páscoa, onde tinha um lugar de destaque. Era o deleite de miúdos e graúdos, que mal conseguiam esperar o corte da primeira fatia e repetir a dose, de tal forma, que o bolo desaparecia num ápice.
A minha Tia L., com muita generosidade deu-me a receita assim que lha pedi, pois gostaria de o experimentar dado ser o nosso preferido ( meu e do J.) . Nunca o fiz, pois não queria substituí-la de modo algum, mas quando me disse que nunca mais voltaria a fazer bolos, porque não se sentia com forças para tal, pensei para os meus botões e prometi a mim mesma que o faria. Não queria perder a "tradição" e também gostaria que ela o provasse feito por mim, para ver se estava no "ponto" , e claro está , saber se estava  aprovada para a suceder neste feito. Assim fiz, e aproveitando o aniversário do J., meti mãos à obra e surpreendi-o com o seu bolo favorito.
Dá um pouco de trabalho, mas compensa o esforço dispendido. O resultado final foi aprovado por todos e já está assegurada, na família, para as  próximas festas, a tradição do bolo de chocolate preferido, o melhor do mundo (pelo menos para mim).

Ingredientes:
Bolo
10 Ovos
400g de açúcar ( reduzi para 300g)
250g de Farinha
1 colher (chá) de fermento
175g de margarina
250g de chocolate em barra (culinária)

Recheio
1 lata de leite condensado
250g de chocolate em barra (culinária)
175g de margarina

Preparação do Bolo:
Derrete-se o chocolate em banho-maria, com um pouco de leite.
Bate-se o açúcar com as gemas, a seguir a manteiga derretida e o chocolate derretido, a farinha e o fermento; no fim as claras batidas em castelo.
Coze em forma barrada e plovilhada com pão ralado. De preferência, a forma deve ser muito alta, uma vez que o bolo cresce muito.
Coze mais ou menos em 30 minutos. Para ver se está pronto, utilizar a técnica do palito. Está cozido, quando ao espetar o palito no centro, este vem seco.

Preparação do Recheio e Cobertura:
Derrete-se a margarina e deixa-se arrefecer, depois bate-se um pouco; junta-se o chocolate previamente derretido em banho-maria e no fim o leite condensado.
Bate-se tudo, até apresentar uma  consistência homogénea.

Quando o bolo estiver frio, corta-se ao meio e recheia-se com uma porção do creme e com o chocolate restante cobre-se o bolo. Decora-se a gosto.
( Este decorei-o com chocolate granulado e fios de ovos).
  
Bom Apetite!

Imprimir Receita



Fonte: Receitas de Família- Tia L.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Tarte Simples de Maçã da Mimi


O nome diz tudo, é mesmo uma simplicidade de tarte.
Massa folhada ou quebrada, maçãs, açúcar e canela et voilá! Pois tinha que ser em francês, é que o mérito vem de  uma grande amiga, da minha mãe, de longa data, a Michelle. Conheço-a desde os meus 10 anos (como o tempo voa), e esta receita vem do tempo em que  passava férias em Portugal , quando tivemos o privilégio de nos banquetear com as suas iguarias, receitas sempre práticas e muito simples, sendo uma delas esta tarte tão saborosa. Passados muitos anos, voltou para matar saudades e numa curta visita a minha casa , fez a sua tarte deliciosa, que desde então repito vezes sem conta.
A particularidade que a torna muito saborosa é a forma como é cortada a maçã, em cubos pequenos em vez da tradicional meia-lua; pois permite, durante a cozedura, formar uma camada cremosa em baixo junto à massa e, por cima, a maçã fica intacta. Palavras para quê? As fotos falam por si e sem sombra de dúvida , para mim, é mesmo divinal!


Ingredientes:
Uma Base de Massa Folhada
4 a 5 maçãs ( utilizo mistura de reineta com royal gala, pois a reineta permite formar a camada cremosa)
Açúcar Baunilhado ou Simples
Canela

Preparação:
Forrar uma tarteira com a massa folhada e picar o fundo.

Descascar as maçãs e cortá-las em cubinhos pequenos directamente para a tarteira, tendo o cuidado de deitar primeiro a maçã reineta, pois desfaz-se mais facilmente e forma uma camada cremosa de maçã.
Normalmente utilizo duas qualidades de maçã, a reineta e a royal gala; claro está que por vezes faço para aproveitamento de maçãs e utilizo as que tiver, mas o resultado é diferente, pelas razões atrás apontadas.

Quando tiver bem recheada, a quantidade de maçãs difere com o tamanho das mesmas, polvilhar com açúcar baunilhado ou simples e canela.

Levar a forno quente ( 200º) durante 30 minutos.

Bom Apetite!