sábado, 28 de agosto de 2010

Queques de Linguiça - Low Cost


Aproveitar, reciclar são a ordem do dia. Nunca gostei do desperdício na vida. Desperdício de tempo, de dinheiro e muito menos de alimentos. 
Estes queques são fruto da necessidade de aproveitar o miolo de um pão alentejano , utilizado para servir de recipiente para a Pasta Delicia do Mar, que fiz para um lanche em casa de uns amigos. Podia ter como fim uma açordinha, pão ralado ou até um pudim, mas nada disso me estava a apetecer. Eis então que procurando, encontrei na "Revista Saberes & Sabores, de Abril de 2010" uma receita que me despertou interesse - Queques de Linguiça.
São óptimos. São uns salgadinhos que fogem aos usuais rissóis, croquetes ou folhadinhos e que casam na perfeição com uma sopa ou um salada, formando uma excelente refeição ligeira. É uma receita que vou repetir e até fazer pequenas variações, pois já imaginei as mais variadas combinações de ingredientes a testar, bem como não faltarão oportunidades, dado que pão para reciclar não falta. No fundo uma receita bem económica, tal como a intitularam na "Saberes e Sabores", uma receita Low Cost; que aproveitei mencionar também no título, dado se enquadrar perfeitamente, numa nova rubrica que intitulei de Low Cost.

A receita testada foi adaptada à Bimby, no entanto, vou partilhar as duas versões.

Ingredientes
50g de Linguiça
200 g de sobras de pão duro
30 g de Maizena
1 colher de chá de fermento em pó
pimenta preta de moinho
2,5 dl de leite
100g de margarina Vaqueiro
4 Ovos
Queijo Ralado em fios

Preparação:
Tradicional
 
Ligue o forno e regule-o para os 180º C.

Tire a pele à linguiça e pique-a finamente na picadora ou robôt de cozinha. Junte o pão partido aos pedaços, a Maizena e o fermento em pó e volte a triturar até o pão estar completamente desfeito. Mude para uma tigela e tempere com uma pitada de pimenta moída na altura.

Aqueça o leite no microondas, junte-lhe a margarina cortada em pedaços, deixe derreter e junte à mistura de pão. Mexa e deixe embeber.

Entretanto, unte formas de queques com a margarina.

Parta os ovos, separando as gemas das claras. Bata as claras em castelo bem firme e adicione as gemas à mistura de pão, mexendo energeticamente com uma colher de pau.

Envolva delicadamente as claras no preparado e distribua a massa obtida pelas formas de queques. 

Salpique a superfície com queijo ralado e leve ao forno durante cerca de 20 minutos.


Bimby

No copo deitar a linguiça sem pele cortada aos pedaços e dar uns 4 ou 5 toques de turbo.

Juntar o pão aos pedaços ou o miolo de pão e picar 10 Seg/ Vel 5. Adicionar a Maizena e o fermento em pó e triturar mais 15 Seg/ Vel 5, até o pão ficar totalmente desfeito.

Tempere com uma pitada de pimenta moída na altura.

Aqueça o leite no microondas, junte-lhe a margarina cortada em pedaços, deixe derreter e junte à mistura de pão. Mexer 10 Seg / Vel 3 e deixe embeber.

Parta os ovos, separando as gemas das claras. Bata as claras em castelo bem firme e adicione as gemas à mistura de pão, mexendo durante 15 Seg/ Vel 3.

Deitar as claras no preparado e envolver 7 Seg / Vel 2. 

Distribuir pelas formas de queques previamente untadas, salpicar  a superfície com queijo ralado ( não fiz este passo porque não tinha queijo ralado) e levar a forno pré-aquecido a 180º,

Rende 12 queques.


Fonte: Revista de Culinária da Vaqueiro - Saberes & Sabores, nº 194 de Abril de 2010

9 comentários:

  1. Que óptimos ficaram, com um aspeco mesmo muito bom!

    ResponderEliminar
  2. Ficaram com um aspecto excelente.
    bj

    ResponderEliminar
  3. Uma boa sugestão, e realmente dá para fazer com uma variação de ingredientes.
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Têm um aspecto fantástico mas o que mais gostei foi o nome fartei-me de rir... as coisas que inventas mulher:)

    ResponderEliminar
  5. Uns salgadinhos bem simpáticos para uma refeição ligeira.
    Bjns

    ResponderEliminar
  6. Que óptima sugestão... e assim tudo se aproveita!!!

    ResponderEliminar
  7. Agradeço a vossa visita bem como os comentários :)
    Deixo uma dica, depois de feitos podem ser congelados. Basta deixá-los à temperatura ambiente para descongelar ou se quiserem colocar um pouco no forno previamente aquecido, só uns breves minutos. Ficam como se tivessem sido acabadinhos de fazer.

    ResponderEliminar
  8. Também ficaram muito bonitos. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar